Fiocruz Amazônia se prepara para implantar Núcleo de Saúde do Trabalhador com apoio da Coordenação de Saúde do Trabalhador da Fiocruz
O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) recebeu, nos útlimos dias 13 e 14/11, a visita da equipe multidiciplinar da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST) da Fundação Oswaldo Cruz, para identificar possíveis espaços que possam atender a demanda de instalação de um Núcleo de Saúde do Trabalhador (NUST) na unidade. A visita técnica faz parte do Programa de Estruturação e Ampliação da Saúde do Trabalhador nas Unidades Regionais, desenvolvido pela CST Fiocruz. A equipe, composta pela arquiteta Marta Ribeiro, a fisioterapeuta e ergonomista Simone Ricart e o enfermeiro Evangelista Ribeiro, foi recebida pela diretora do ILMD/Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, juntamente com o vice-diretor de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Aldemir Maquiné, e as chefes dos Serviços de Gestão do Trabalho (SEGET) e de Infraestrutura (SEINFRA), Luciene Araújo e Helena Coutinho, respectivamente.
“Este programa representa a realização de um sonho coletivo, que conta com o apoio incondicional da alta gestão de nossa instituição. Para consolidarmos essa conquista, é essencial avançarmos na adequação da infraestrutura, garantindo que nossas ações construam uma referência sólida na saúde do trabalhador e nesse sentido a visita técnica teve como objetivo a análise de aspectos estruturais, equipamentos, espaços de trabalho e recursos necessários para atender às demandas dos profissionais e do público-alvo, garantindo um ambiente que favorece a excelência na prestação de serviços e na promoção da saúde do trabalhador”, afirma o vice-diretor de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Aldemir Maquiné.
Marta Ribeiro destaca que, além do espaço físico, há também a necessidade de compor equipes mínimas de modo a garantir a realização das ações de saúde do trabalhador nas unidades regionais. “Entendo que a prevenção dos riscos profissionais é sempre mais eficaz e mais econômica quando integrada desde as primeiras etapas de concepção do projeto. As práticas preventivas começam com o projeto do espaço físico. Por essa razão, estivemos no ILMD visando colaborar na escolha do espaço destinado ao Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust) na regional, preferencialmente um espaço com boa iluminação natural e com área suficiente para abrigar as atividades”, explicou a arquiteta.
Na sede do ILMD, o grupo percorreu diversos setores administrativos, identificando oportunidades para ações conjuntas e alinhando o planejamento com os trabalhadores locais. “A escolha cuidadosa da área disponível para a implantação do Nust pela equipe do ILMD buscou atender os critérios básicos descritos no documento elaborado e proposto pela CST, assim como também garantir a ampliação do espaço de cuidado e atenção à Saúde dos Trabalhadores da unidade. Esta iniciativa reforça o compromisso da CST com a saúde e segurança dos trabalhadores da Fiocruz”, salientou.
A equipe multidisciplinar da CST esteve também na unidade da Fiocruz em Rondônia. Lá, o grupo se reuniu com Jansen Fernandes de Medeiros, coordenador local, e Rosiane Lima, do Serviço de Gestão de Pessoas, para visitar diversas áreas da unidade. As visitas incluíram o prédio-sede, o laboratório do Centro de Biomolécula (Cbio), localizado na Universidade Federal de Rondônia, e os espaços do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), situados no Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem).
SAÚDE DO TRABALHADOR
Criada em 1996, a Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe) é a instância da Fiocruz responsável pela saúde do trabalhador, tendo como missão assegurar a melhoria das condições de trabalho mediante à formulação de políticas, estratégias e coordenação de ações de vigilância dos ambientes e processos de trabalho, de promoção e de assistência à saúde em conformidade com a política institucional, priorizando sempre a participação ativa dos trabalhadores.
A realização de ações de prevenção e de avaliação de situações de risco nos ambientes de trabalho também faz parte da missão da Coordenação, bem como, promover atividades educativas e de informação na área de saúde do trabalhador e refletir sobre questões referentes à biossegurança e os cuidados com o meio ambiente. A soma desses fatores confere à CST um caráter de vigilância em saúde do trabalhador, sendo mais do que simplesmente um serviço se pronto-atendimento no Campus da Fiocruz, atuando no acolhimento e cuidado, âmbito organizacional, saúde e segurança, procedimentos administrativos em saúde do trabalhador, promoção, suporte e assistência, vigilância dos ambientes e processos de trabalho.
ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa
Fotos: Júlio Pedrosa