Fiocruz Amazônia realiza Centro de Estudos sobre ramo da Estatística denominado Análise de Sobrevivência

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promoverá nesta sexta-feira, 11/10, às 10h, a palestra intitulada “Análise de Sobrevivência: Conceitos e Aplicações”, a ser ministrada pelo professor-doutor em Estatística da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Jeremias da Silva Leão. A Análise de Sobrevivência é um ramo da Estatística dedicado ao estudo do tempo até que um evento específico ocorra, como a morte de um indivíduo ou organismo, a falha de um componente ou sistema, ou o tempo até a primeira recorrência ou reinfecção.

O evento será transmitido via plataforma Zoom, pelo link https://us06web.zoom.us/j/86376821256?pwd=MVztNtERTvmDp5TxABsmAgB8mNZtWy.1 (ID863 7682 1256) e terá como moderador o epidemiologista e pesquisador da Fiocruz Amazônia, Jesem Douglas Yamall Orellana, chefe do Laboratório de Modelagem em Geoprocessamento e Epidemiologia (LEGEPI), do ILMD/Fiocruz Amazônia.

Graduado em Estatística pela Universidade Federal do Ceará (2003-2007), Jeremias Jeremias Leão possui mestrado em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (2008-2010) e doutorado em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos/Universidade de São Paulo (2014-2017). Em 2010, ingressou como docente no magistério superior na Universidade Federal do Piauí ficando nesta instituição até setembro de 2015 quando foi redistribuído para a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde atualmente é professor Adjunto IV do Departamento de Estatística e Pesquisador do Grupo de Bioestatística da UFAM.

O palestrante explica o campo da Análise de Sobrevivência também considera a inclusão de censuras nos dados, que são observações incompletas onde o evento de interesse não foi observado até o final do estudo. Inicialmente, as técnicas empregadas incluem métodos não-paramétricos, como o estimador de Kaplan-Meier para a construção da curva de sobrevivência. Quando se inclui uma variável qualitativa com pelo menos duas categorias, utiliza-se o teste de logrank para comparar as diferenças entre as curvas de sobrevivência provenientes de cada categoria da variável qualitativa.

Jeremias é também pesquisador dos Grupos de Análise de Sobrevivência e Confiabilidade da UFSCar e Modelagem Estatística e Probabilidade da UFCG. Desde 2017, é membro permanente do Programa de Doutorado em Matemática (PDM) em Associação Ampla UFPA/UFAM e do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGM) da UFAM. Foi coordenador do PPGM-UFAM e PDM-UFPA-UFAM. de 2019 a 2022. Em 2022 passou a integrar a Academia Brasileira de Ciências (ABC) como Membro Afiliado, na área de Ciências Matemáticas representando a Regional Norte.

ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa

Imagem: Mackesy Nascimento