Fiocruz Amazônia é destaque na Conferência de Migração da Associação Brasileira de Antropologia
O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) participou da Conferência de Migração (Comigrar) promovida pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA), com o objetivo de discutir e propor estratégias de implantação de políticas públicas migracionais no Brasil. A técnica em Saúde Pública da Fiocruz Amazônia, Fabiane Vinente, representou a instituição no evento, ocorrido em abril, no formato on line, sendo uma das palestrantes convidadas a falar sobre a relação entre saúde e migração no contexto amazônico A ABA disponibilizou no último dia 7/06, no canal do You Tube da instituição, o conteúdo completo das sete conferências realizadas.
De acordo com Fabiane Vinente, as conferências foram possíveis graças à chamada pública aberta pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) visando a realização de conferências preparatórias à 2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apátrida (Comigrar), prevista para ocorrer neste mês de julho, em Brasilia, numa realização do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). “Aqui em Manaus, participamos das conferências municipal e estadual, além de outras realizadas por entidades da sociedade civil, a exemplo da Pastoral do Migrante”, conta Vinente.
Fabiane Vinente é pesquisadora no Laboratório de História e Políticas Públicas de Saúde (LAHPSA) e docente no Mestrado Profissional em Saúde da Família – PROFSAÚDE e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Condições de Vida na Amazônia (PPGVIDA/Fiocruz). Em sua palestra, ela fez um relato sobre as implicações dos processos migratórios para o campo das políticas públicas e avaliou como o Sistema Único de Saúde no Brasil tem respondido às demandas colocadas pelos novos fluxos migratórios na América Latina como foi o caso da migração dos haitianos e dos venezuelanos.
ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa
Foto: Divulgação / Fiocruz Amazônia