Fiocruz Amazônia recebe equipe do Cogig para a primeira manutenção preventiva e corretiva de 2024
O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) recebeu, ao longo das duas últimas semanas, entre os dias 2 e 14/06, a equipe multidisciplinar do Departamento de Manutenção e Equipamentos Científicos (Demeq), da Coordenação Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic), da Fiocruz (RJ), com o objetivo de promover inspeções preventivas e corretivas, além de qualificações de performance, nos equipamentos dos laboratórios da unidade, bem como nos instalados nas unidades descentralizadas localizadas na sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado (FMT-AM) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A finalidade é manter os equipamentos funcionando em condições normais de uso, segurança e qualidade, contribuindo para o bom andamento das pesquisas desenvolvidas.
De acordo com o coordenador da equipe, Hilne Arndt Cabral, nesta visita foram atendidos 378 equipamentos, entre manutenção preventiva, inspeções, manutenção corretiva e qualificação de cabines. “Recuperamos 13 equipamentos, que estavam fora de uso há algum tempo, e identificamos e listamos, junto com o Serviço de Infraestrutura (Seinfra), do ILMD/Fiocruz Amazônia, as peças de reposição para atender a demanda de manutenção corretiva em oito equipamentos”, destacou Hilne, enfatizando a importância da parceria dos servidores da unidade para o êxito da atividade. “O profissionalismo, a atenção e o carinho de todos os envolvidos nessa visita, desde a direção até o pessoal da infraestrutura, apoio administrativo e dos laboratórios, foi fundamental para o balanço positivo da ação”, ressaltou.
A equipe técnica da Cogic/Demeq que visitou Manaus é composta por seis técnicos: Hilne Arndt Cabral (microscopia e supervisão), Sérgio Paulo Silveira (refrigeração fina), Luis Cláudio Guimarães (balanças e medidores de pH), Rafael Farias e Filipe Barreto (equipamentos de laboratório) e Rodrigo Santos (qualificação de cabines). Para a assessora de Gestão de Qualidade, da Fiocruz Amazônia, Ângela Alves da Silva, a gestão do parque de equipamentos faz parte do atendimento às normativas de um Sistema de Gestão da Qualidade, incluindo o controle de manutenções corretivas, preventivas e qualificações. “Além de preservar o funcionamento do ativo, evitar desgastes e aumentar sua vida útil, a conformidade com a ISO 9001 pode garantir que os processos de gestão desses equipamentos estejam alinhados com padrões reconhecidos internacionalmente para garantir a qualidade dos resultados dos testes e análises realizados”, explica Ângela.
A assessora informa que os resultados dos trabalhos realizados pela equipe da COGIC/Fiocruz irão compor o registro dos equipamentos laboratoriais do ILMD, bem como o Plano de Manutenções Preventivas da área da pesquisa. “As atividades de pesquisas na área de saúde pública requerem a utilização de equipamentos e instrumentos com alta confiabilidade e operacionalização eficiente, uma vez que os volumes de amostras e substâncias manuseadas possuem requisitos de precisão e pureza”, observa Ãngela.
ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa
Fotos: Júlio Pedrosa