Fiocruz Amazônia prestigia sessão especial em homenagem aos 20 anos da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra Rosemary Costa Pinto

A Fiocruz Amazônia marcou presença na Sessão Especial em homenagem aos 20 anos da Fundação de Vigilância em Saúde Dra Rosemary Costa Pinto, realizada no final da manhã desta segunda-feira, 10/06, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. A diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Costa Pinto Lopes, compareceu à homenagem e destacou a importância da parceria mantida entre a Fiocruz e a FVS-RCP, ao longo desse período, com especial destaque para a atual gestão da diretora-presidente, Tatyana Costa Amorim, que possibilitou a assinatura de termos de cooperação científica que garantem a execução conjunta de projetos desenvolvidos por pesquisadores das duas instituições. Stefanie Lopes compôs a mesa de honra da sessão especial, proposta pela deputada estadual Mayara Pinheiro, presidente da Comissão de Saúde e Previdência, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.

A Sessão Especial contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, bem como representantes de fundações de saúde e fomento à pesquisa em atuação no Estado do Amazonas, todas parceiras da FVS, ao longo dessas duas décadas, a exemplo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado (FMT), Fundação Alfredo da Matta e Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). Representando o Governo do Estado, a secretária de Estado da Saúde, Nayara Maksoud, ressaltou a importância da presença da FVS nos 62 municípios do Amazonas, com uma atuação que “perpassa de forma transversal todas as áreas da saúde pública do estado e se comunica de forma assertiva com as políticas públicas de prevenção e promoção da assistência do sistema público de saúde estadual”, salientou.

Os termos de cooperação científica firmados entre a Fiocruz Amazônia e a FVS-RCP visam fortalecer as estratégias de vigilância e controle de doenças infecciosas no Amazonas. Os acordos foram assinados juntamente com os pesquisadores das duas instituições responsáveis pela coordenação de cada projeto. O foco das parcerias são doenças infecciosas como dengue, zika, malária, Chikungunya, febre amarela, Covid-19, infecções sexualmente transmissíveis (IST/HIV/Aids) e hepatites virais. Os termos têm como objetos projetos na área de controle vetorial e reservatórios na Amazônia, vigilância entomológica de insetos vetores de patógenos emergentes, reemergentes e/ou negligenciados no Amazonas; apoio à vigilância laboratorial desses patógenos; vigilância das morbimortalidades por causas externas no Amazonas; epidemiologia de SAS-CoV-2 no Amazonas; desenvolvimento de imuno ensaios para diagnóstico, fortalecimento da política de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais no Amazonas e oferta de cursos e treinamentos para profissionais de saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa

Fotos: Júlio Pedrosa