Fiocruz Amazônia e Ipem-AM retomam cooperação técnica para uso de Unidade Básica Fluvial para pesquisas nas áreas ribeirinhas
A Fiocruz Amazônia e o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) deverão retomar as atividades de cooperação desenvolvidas por meio do uso compartilhado da Unidade Básica Fluvial de Fiscalização e Pesquisa (UBF), doada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) ao Ipem-AM. Suspensa desde 2021, a cooperação com a Fiocruz Amazônia previa a realização de atividades de pesquisa, desenvolvimento, treinamento de recursos humanos e prestação de serviços em áreas remotas do Amazonas. Em reunião na última segunda-feira (8/4), a diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, e o diretor-presidente do Ipem-AM) alinharam detalhes sobre a retomada de convênio entre as instituições com a possível assinatura de um novo Termo de Cooperação Técnica.
Para a diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Costa Lopes, a retomada do acordo de cooperação com o Ipem-AM, atenderá a uma necessidade da Fiocruz para atendimento de demandas emergentes nas áreas da Vigilâncias Epidemiológica e Genômica. “Hoje, aspectos como o do desmatamento, mudanças climáticas e os riscos de interação entre a população e novos vírus a partir dos hábitos existentes nas áreas ribeirinhas, aumentam as chances de surgimento de novas doenças, e a possiblidade de termos essa parceria com o Ipem amplia nosso raio de atuação, com um trabalho desenvolvido em áreas remotas”, afirmou.
O diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, ressaltou que a renovação da parceria com a Fiocruz não apenas fortalece a parceria e as atividades desenvolvidas pelas instituições, como também aumenta a capacidade de intercâmbio de informações e amplia a prestação de serviços à sociedade como um todo.
“Temos um excelente histórico de parceria com a Fiocruz com resultados positivos de ações, projetos e pesquisas, principalmente, em comunidades do interior do Amazonas. A retomada desse convênio é de suma importância tanto para as instituições quanto para a sociedade amazonense e também em nível nacional”, afirmou Marinho, ao acrescentar que o plano de trabalho de 2024 do instituto, em consonância com o Inmetro e o Governo do Estado, está pronto para readequações em face da renovação da parceria com a Fiocruz.
Por cinco anos, de 2018 a 2022, as instituições mantiveram em vigência um Termo de Cooperação Técnica, com a execução do projeto “Gestão Técnico-Científica e Administrativa da Unidade Básica Fluvial de Fiscalização e Pesquisa do Ipem-AM”. O projeto abrangeu atividades de pesquisa, desenvolvimento, treinamento de recursos humanos em ciência e tecnologia, prestação de serviços científicos e tecnológicos e utilização de instalações e equipamentos. A reunião contou, ainda, com a participação do vice-diretor de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz Amazônia, Aldemir Maquiné, e do diretor-administrativo do Ipem-AM, Marco Antônio Oliveira.
UBFF
A embarcação do Ipem-AM, obtida com recursos federais do Inmetro, conta com uma estrutura moderna e pronta para atender as demandas no interior do Estado. A unidade fluvial é equipada com laboratórios, onde são executadas verificações de metrologia legal, pré-medidos (produtos embalados na ausência do consumidor), qualidade e conformidade, com capacidade para readequação de forma a atender a demandas de pesquisas e treinamentos.