Bolsistas do projeto Moetá participam de capacitação em hanseníase e análise de dados

Durante dois dias (8 e 9/04), bolsistas do Projeto Moetá, do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), participaram de capacitação com palestras sobre hanseníase e captação e análise de dados, como parte da formação de Comunicadores Populares Especializados em Saúde (CPES). As atividades ocorreram no Salão Canoas, na sede da Fiocruz Amazônia, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.

“Num primeiro momento, enfatizamos o debate sobre saúde com foco na hanseníase, considerando que faremos uma visita à Colônia Antônio Aleixo, cuja realidade está dentro do contexto da hanseníase, e na sequência abordamos a importância da análise de dados estatísticos e como essas informações podem ser utilizadas nos projetos de pesquisa e elaboração de políticas públicas”, resumiu o coordenador do Moetá, o enfermeiro Elton Aleme.

O primeiro dia de palestra, na segunda-feira, 8, abordou o tema saúde no contexto da hanseníase, com ênfase na história do bairro Colônia Antônio Aleixo, localizado na zona Leste de Manaus. A palestra foi ministrada pelos enfermeiros Gercy Nei Castelo Branco e Raquel Serique, da Fundação Alfredo da Matta. Eles abordaram aspectos clínicos, terapêuticos e históricos da doença no Amazonas e, mais especificamente, na capital, Manaus, onde a Colônia Antônio Aleixo surgiu como espaço para abrigar pessoas acometidas pela doença, na década de 1940. O local foi desativado anos mais tarde, dando origem ao bairro de mesmo nome.

“Esse tipo de palestra é fundamental para que os bolsistas tenham segurança, no momento de abordar a comunidade, conversar com os moradores, e levar as informações sobre saúde, considerando que eles irão atuar em um bairro que tem um contexto próprio, em relação a outros bairros da cidade. Essa iniciativa também ajuda a quebrar estigmas em relação ao bairro”, comentou Raquel.

Na terça-feira, 9/04, a palestra foi do secretário municipal de Meio Ambiente de Presidente Figueiredo, Luiz Schwade, que abordou a importância da coleta e análise de dados na execução de projetos, bem como a utilização deles na elaboração de políticas públicas.

“A captação de dados e estatísticas, principalmente no levantamento de campo são importantes não só para mostrar o panorama de um determinado cenário, mas para a elaboração de políticas públicas, que irão beneficiar uma comunidade”, observou Schwade. Durante a explanação comentou sobre a experiência vivenciada em 2016, ocasião em que o município de Presidente Figueiredo foi impactado pelo fenômeno climático do El Niño, que contribui para inúmeros focos de queimadas na cidade.

Além da Colônia Antônio Aleixo, outros quatro bairros – Alvorada, Cidade Nova, Compensa, Novo Israel e Jorge Teixeira – também deverão ser visitados pelo grupo de bolsistas, posteriormente. Em Nhengatu – língua indígena pertencente à família tupi-guarani, falada na região Amazônica, durante o século XIX –, moetá significa multiplicar, tornar muitos, socializar.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Síntia Maciel

Fotos: Síntia Maciel e Júlio Pedrosa