Fiocruz Amazônia realiza primeiro Centro de Estudos do ano com o tema “Saúde Mental na Pós-Graduação”, próxima sexta-feira, 22/03

O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) realiza na próxima sexta-feira, 22/03, a partir das 10h, o primeiro Centro de Estudos de 2024, com a palestra “Saúde Mental na Pós-Graduação”, a ser ministrada pela pesquisadora em Saúde Pública Michele Rocha de Araújo El Kadri, atual vice-diretora de Pesquisa e Inovação (VDPI) do ILMD/Fiocruz Amazônia.

Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Michele é graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e atuou como Coordenadora Psicossocial pela Friends in Global Health da Vanderbilt University (Tennessee, EUA) no Programa de Moçambique. A palestra será moderada pela enfermeira Andrea Mônica Brandão Beber, doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UNB) e será transmitida via plataforma Zoom, pelo link: https://us06web.zoom.us/j/81790799975?pwd=5ifLOKmIR4XahuMj5z5yFg2dLPZUaa.1, utilizando o ID da Reunião 817 9079 9975 e a Senha 029549.

El Kadri esclarece que o objetivo do centro de estudos será debater com os discentes da instituição (veteranos e novos) aspectos que envolvem a questão do adoecimento e do sofrimento mental durante a pós-graduação, à luz de informações geradas a partir de pesquisas e estudos realizados sobre o tema, sobretudo no período pós-pandêmico.

“A finalidade é discutir acerca das diversas possibilidades existentes nesse campo, ao que apontam as pesquisas e o quanto o adoecimento mental está presente na sociedade como um todo se buscarmos respostas acerca desse tema junto à população. Talvez haja um superdimensionamento, mas é fato que há, sim, sofrimento mental em atividades que tenham prazos definidos para finalização e produtos para serem entregues”, explica.

A pesquisadora destaca ainda que o Centro de Estudos será uma oportunidade para abordar com os alunos estratégias para se reduzir as chances de um adoecimento ou de um sofrimento mental, durante o período de formação do Mestrado ou Doutorado. “O processo (de formação) exige preparação e planejamento adequados por parte do discente para que não signifique necessariamente um sofrimento, daí a iniciativa de debatermos com eles sobre o assunto, nesta primeira edição do Centro de Estudos de 2024”, salienta.

Segundo El Kadri, a saúde mental na pós-graduação, sobretudo no pós-pandemia, tem sido motivo de preocupação para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (CAPES), embora ainda não tenha sido adotada uma estratégia nacional de prevenção para esses quadros. “Muitas instituições já possuem estratégias para isso, a exemplo da Fiocruz, onde funciona o Centro de Apoio ao Discente  (CAD), para oferecer atendimento psicológico emergencial. Ou seja, algumas instituições e programas tem trabalhado internamente para apoiar os discentes nesse processo, mas ainda não é uma política pública”, frisou.

SOBRE A PALESTRANTE

Michele Rocha El Kadri integrou o Comitê Gestor da Rede Emergencial em Saúde Mental na pandemia COVID-19 do Amazonas no período de 2020 a 2022. Realiza pesquisas em Atenção Primária à Saúde, Pesquisa Social Qualitativa, Saúde Pública no contexto específico da Região Amazônica. Suas Linhas de Pesquisa são na área de Território e Políticas de Saúde na Amazônia, Modelos de Atenção e Gestão do Trabalho em Saúde

SOBRE O CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde. Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras, com duas edições quinzenais a cada mês. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa

Imagem: Mackesy Nascimento