Fiocruz Amazônia realiza reunião de interação entre alunos e coordenação do DASPAM dentro da programação de Abertura do Ano Letivo

Alunos do Programa de Doutorado Acadêmico em Saúde Pública na Amazônia (DASPAM) – oferecido em consórcio pelo Instituto Maria Deane/Fiocruz Amazônia, Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – participaram nesta quinta-feira, 14/3, de um encontro interativo com a coordenação do programa, na sede do ILMD, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus. A atividade encerrou a programação da Abertura do Ano Letivo 2024, da Fiocruz Amazônia, e também o IV Workshop da Pós-Graduação – Edição 2024, da instituição.

A reunião foi conduzida pelos professores-doutores Júlio César Schweickardt, da Fiocruz Amazônia; e Sâmia Miguez, da UEA, e serviu para orientar, apresentar sugestões e esclarecer dúvidas e questionamentos dos alunos do curso de Doutorado em Saúde Pública na Amazônia.

“Escutar as demandas, sugestões e questionamentos dos nossos alunos é importante para sabermos quais as necessidades pontuais deles, como a coordenação pode auxiliar nessas demandas. A ideia da coordenação é a de que possamos realizar este tipo de encontro com mais frequência”, observou o coordenador do Daspam pela Fiocruz Amazônia, Júlio Schweickardt.

Questões como a importância da publicação de artigos em revistas de alto impacto – o que viabiliza uma classificação do curso; a divulgação em tempo hábil e adequada das defesas; a oportunidade de estudar no exterior, oferecida por meio de parcerias e editais específicos, como o Doutorado-sanduíche, com a ajuda de instituições de fomento, também foram abordadas.

Estudando o monitoramento de vetores das filarioses na Amazônia brasileira, o doutorando João Carlos Silva de Oliveira, avaliou como proveitosa a reunião. “Para mim foi extremamente importante e positiva a reunião, porque a interação envolveu os estudantes de doutorado de quatro turmas diferentes, que puderam transmitir à nova coordenação do programa, seus anseios, questões multidisciplinares, entre outros pontos, que, de acordo com a própria coordenação, serão postos em prática para o curso e o andamento das disciplinas”, comentou o discente, que integra a primeira turma do DASPAM de 2020.

RECOMEÇO

Para a coordenadora do DASPAM pela UEA, Sâmia Miguez, a reunião desta quinta-feira, encerrou de forma positiva a abertura do semestre letivo, além de somar a outras reuniões ligadas ao programa, entre elas, uma com o representante da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), para a área de Saúde Coletiva, Bernardo Horta.

“A semana foi bastante produtiva, a reunião com o Bernardo Horta, por exemplo, foi no sentido de reestruturar linhas e outros questões do Doutorado. A reunião com os estudantes é um feedback desses nossos encontros. Estamos vindo de uma pandemia, e, a partir de agora, começaremos a ter atividades e vamos poder nos aproximar mais dos alunos, saber um pouco do que está acontecendo, e, assim, construir junto com eles, um curso mais participativo”, concluiu Sâmia.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Síntia Maciel

Foto: Síntia Maciel