VDPI se reúne para discutir reformulações e novos fluxos de processos e procedimentos

A Vice-diretora de Pesquisa e Inovação, Michele Rocha El Kadri, se reuniu com representantes dos setores que integram a VDPI, com a finalidade de promover um alinhamento de informações e procedimentos buscando otimizar a operacionalização de processos que tramitam pela Vice-Diretoria, tendo como parâmetro as diretrizes do novo Regimento Interno da instituição. Michele El Kadri, que é pesquisadora do ILMD/Fiocruz Amazônia, assumiu a VDPI em janeiro de 2024, passando a compor a Vice-Diretoria da nova gestão do ILMD/Fiocruz Amazônia, tendo à frente a diretora Stefanie Lopes. A reunião teve como finalidade também promover a apresentação dos novos integrantes que passam a compor o staff da VDPI, contando com a participação da Assessoria de Gestão da Qualidade do ILMD/Fiocruz Amazônia.

“Estamos iniciando uma nova gestão à frente daVDPI e é de suma importância que estejamos organizados no que se refere à questão do andamento dos processos para estabelecermos os chamados Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) que nos permitem visualizar e mapear os processos, de modo a ter um sistema de gestão de pesquisa mais eficiente no ILMD e em consonância às diretrizes estabelecidas no Regimento Interno da Fiocruz Amazônia”, afirmou El Kadri. A VDPI foi um dos setores reestruturados no Novo Regimento Interno, aprovado em agosto do ano passado pelo Conselho Deliberativo do ILMD/Fiocruz Amazônia.

Com a reestruturação, a VDPI passou a ser formada pelos Laboratórios de Pesquisa (no total, de sete); Serviço de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e  Serviço de Apoio à Pesquisa e Inovação. Uma nova reunião foi marcada para a apresentação da Política de Gestão de Qualidade do ILMD/Fiocruz Amazônia com os setores, nesta sexta-feira, 15/03. “Será a primeira reunião com a equipe para conversar sobre Procedimentos Operacionais Padrão para elaboração de documentos e fluxos com as devidas atribuições de cada setor”, explica a assessora de Gestão da Qualidade, Ângela Alves da Silva.

GESTÃO DA QUALIDADE

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é um conjunto de políticas, procedimentos, práticas e processos organizacionais que visam garantir a qualidade dos produtos e serviços fornecidos pela instituição. Ele engloba estratégias e ações para assegurar que os processos internos sejam bem estruturados, eficientes e consistentes, resultando na satisfação dos clientes, colaboradores e outras partes interessadas. O SGQ do ILMD é baseado em padrões e normas internacionais reconhecidas, como a ISO 9001, com a intenção de avançara par a 17025, que é uma referência para sistemas. Esse sistema busca a melhoria contínua, sendo conduzido por uma abordagem de ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act), em que cada etapa é planejada, executada, monitorada e aprimorada de forma sistemática.

Além disso, o SGQ do ILMD está em conformidade com as diretrizes e políticas estabelecidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), à qual o instituto está vinculado. A Assessoria de Gestão da Qualidade é responsável por coordenar, orientar e monitorar as ações relacionadas à qualidade em toda a instituição.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa

Fotos: Júlio Pedrosa