Centro de Estudos desta sexta-feira, 27/10, abordará impactos das mudanças climáticas na hidrologia da Amazônia

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) apresenta, nesta sexta-feira, 27/10, a partir das 10h, a palestra “Rios comandam a vida na Amazônia?”, a ser ministrada pelo geólogo Naziano Pantoja Filizola Júnior, professor do Departamento de Geociências (Graduação e Pós-Graduação) da Universidade Federal do Amazonas. A palestra abordará os rios na Amazônia, explorando suas origens, sazonalidade, bases de dados históricas, efeitos das mudanças climáticas na hidrologia e a importância de sua compreensão para avaliar impactos em doenças e agravos à saúde.

Naziano Filizola atua como docente também no Programa de Pós-Graduação em Clima e Ambiente do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Universidade do Estado do Amazonas (CLIAMB/INPA-UEA). A palestra será transmitida via plataforma Zoom, através do link: https://us06web.zoom.us/j/83563721778?pwd=RzFCVjI4K3RLQ3RJTWk1OXFXVmxPUT09 , utilizando o ID da reunião: 835 6372 1778 e senha de acesso: 181395

SOBRE O PALESTRANTE

Filizola é líder do Grupo de Pesquisas Hidrossistemas e o Homem na Amazônia (H2A/UFAM-CNPq). Doutor em Hidrologia & Geologia pela Universidade Paul Sabatier – Toulouse III, França (UPS, 2003), Mestre em Geologia Regional (1997) e Geólogo (1992) pela Universidade de Brasília, ele atua principalmente na temática da Dinâmica & Geomorfologia Fluvial e da Gestão de Recursos Hídricos na Amazônia desde os anos 90. É membro do Comitê Científico do Programa Governamental de Cooperação Internacional LBA, da Coordenação Internacional do Observatório da Geodinâmica e Hidrologia da Bacia Amazônica (HYBAM) e membro Titular do Conselho Consultivo do Parque Nacional de Anavilhanas no Rio Negro-AM.

SOBRE O CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde. Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.