Fiocruz Amazônia realiza acolhida a alunos da rede pública no Programa de Vocação Científica

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) realiza nesta sexta-feira, 15/09, a acolhida aos alunos de escolas da rede pública estadual de ensino do Amazonas, contemplados com bolsas do Programa de Vocação Científica (Provoc), Esse é o segundo ano de execução do programa pelo ILMD/Fiocruz Amazônia, com alunos da etapas de Iniciação e Avançada. O Provoc é desenvolvido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz, e tem a proposta educacional de Iniciação Científica (IC) na área da saúde para jovens que cursam o nível médio e visa estimular a aprendizagem dos conhecimentos técnicos e científicos a partir da experimentação de práticas de pesquisa. Durante a acolhida, que acontecerá a partir das 9h, na Sala 101, nas dependências do ILMD/Fiocruz Amazônia, os estudantes serão saudados pela diretora da unidade, Adele Benzaken, e pela coordenadora local do Provoc, Ormezinda Fernandes, e apresentados aos orientadores e co-orientadores. Também ouvirão palestra sobre a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz.

O Programa de Vocação Científica (Provoc) foi criado em março de 1986 no campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Manguinhos e sempre foi coordenado pela EPSJV. O programa é dividido em duas etapas: Iniciação e Avançado. Na etapa Iniciação, cuja duração é de 12 meses (agosto a julho), os alunos se familiarizam com as principais técnicas e objetos de pesquisa de Ciência e Tecnologia em saúde. No Avançado, com duração de 22 meses (contados a partir do segundo semestre), o aluno desenvolve todas as etapas de execução de um projeto de pesquisa em Ciência e Tecnologia em Saúde. O horário de participação do estudante é definido pelo seu turno escolar e pode ser ampliado em função dos interesses e da disponibilidade do orientador, da equipe e do aluno.

Na Etapa Iniciação, o estudante recebe um formulário de frequência que deve ser preenchido, assinado por seu orientador e entregue à coordenação da etapa Iniciação, ao final de cada mês A ausência deve ser justificada e informada ao orientador previamente. É permitido até quatro faltas consecutivas. No caso de três faltas consecutivas é obrigatório também apresentar justificativas ao profissional responsável pelo Provoc na instituição de origem e a coordenação da etapa Iniciação. Caso contrário, estará sujeito ao desligamento do Programa.

No Provoc Avançado, a carga horária pode variar de acordo com o interesse e disponibilidade do orientador, da equipe e do estudante. O período previsto é de 12 horas semanais (manhã e tarde). O aluno deverá elaborar, mensalmente, resumo de atividades, a ser revisado e assinado pelo orientador e encaminhado à coordenação do Provoc. O estudante tem 30 dias de férias acordado previamente com o orientador e posteriormente comunicado à coordenação do Provoc (nas duas etapas).

ILMD/Fiocruz Amazônia – Imagem: Mackesy Nascimento