Fiocruz Amazônia promove capacitação sobre geoprocessamento e análise espacial em saúde

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) realizou entre os dias 21 e 25/11, o Curso “Geoprocessamento e Análise Espacial em Saúde”. O objetivo da atividade é capacitar alunos de pós-graduação e profissionais que atuam nos serviços de saúde/SUS para o uso de geotecnologias e análise espacial direcionadas a abordagem prática de situações-problemas comuns à rotina dos serviços. A ação foi coordenada pela pesquisadora da Fiocruz Amazônia, Fernanda Rodrigues Fonseca.

O curso abordou a importância do lugar e espaço nas análises em saúde, apresentando noções básicas de Cartografia, conceitos sobre Geoprocessamento, Sistemas de Informação Geográfica, Sistema de Posicionamento Global por Satélite (GPS) e Análise Espacial. A atividade foi pautada por aulas teóricas-práticas, que abordam desde a organização e tabulação de dados, a construção de mapas temáticos e cartogramas que envolvem princípios básicos da análise e estatística espacial. Os participantes tiveram a oportunidade de manipular softwares de geoprocessamento e equipamentos necessários para aquisição e georreferenciamento de dados espaciais.

“Foi uma semana bastante produtiva, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a importância do espaço nas análises em saúde e o entendimento do quanto é agregado as pesquisas quando se considera esta relação. Com este curso, os alunos estão aptos a elaborar seus próprios mapas, seja para representação da área de estudo de sua pesquisa, distribuição espacial dos dados ou aplicação de análises espaciais”, destacou Fernanda Fonseca.

Na oportunidade, foram realizados exercícios de montagem de bases cartográficas, construção de indicadores, formulação de hipóteses no espaço, bem como a análise espacial dos agravos em saúde. Foram disponibilizadas 21 vagas para realização do curso, sendo que destas, cerca de 90% foram destinadas a alunos de pós-graduação do ILMD, dos cursos de mestrado e doutorado. As demais vagas foram disponibilizadas a bolsistas, alunos de iniciação científica e ao público externo ao ILMD.