Disrupção e transformação tecnológica acelerada são abordadas durante abertura da 19ª RAIC da Fiocruz Amazônia

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) iniciou na última segunda-feira, 30/5, a 19ª Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic), no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIC) da Instituição. O evento reúne 43 trabalhos de graduandos de diferentes Instituições de Ensino de Manaus, divididos nas seguintes sessões temáticas: Microbiologia, Biotecnologia e Bioprospecção, Parasitologia, Entomologia, Saúde Coletiva e Epidemiologia.

Compuseram a solenidade de abertura, Priscila Aquino, Coordenadora do Programa de Iniciação Científica do ILMD/Fiocruz Amazônia; Márcia Perales, Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam); Maria de Fátima Diniz Baptista – Coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/PIBITI) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Stefanie Costa Pinto Lopes, Vice-Diretora de Pesquisa e Inovação e, Diretora Substituta do ILMD/Fiocruz Amazônia.

A Raic acontece anualmente, em todas as unidades da Fiocruz. O evento possui o objetivo de reforça a importância da iniciação científica na construção do conhecimento e incentiva os jovens pesquisadores a prosseguirem nas carreiras acadêmicas. Durante a programação, os estudantes apresentam resultados dos projetos desenvolvidos no período de vigência do PIC, por meio da exposição e discussão de seus trabalhos, para avaliação dos projetos e intercâmbio de experiências entre estudantes, pesquisadores e demais profissionais.

Stefanie Lopes, que durante a solenidade representou a direção do ILMD/Fiocruz Amazônia, destacou o trabalho de escalonamento feito pela instituição, que hoje contempla 43 bolsistas, um número maior que o quadro de pesquisadores na casa, além de ressaltar a experiência vivenciada pelos participantes do programa. “Não importa a carreira que esses alunos vão seguir. A iniciação na ciência é importante para todos entenderem o que são evidências e, o que a ciência traz, pois ela trabalha em prol da sociedade, e essas pessoas que tiveram essa oportunidade irão usar isso em suas respectivas carreiras. Nós vimos na pandemia o quanto a ciência se tornou foco da sociedade e ganhou a relevância que ela merece”, disse.

Priscila Aquino, pontuou a importância do programa na formação de recursos humanos. “É uma grande felicidade estarmos reunidos novamente em uma RAIC, mesmo que ainda de forma virtual. Ao longo dos últimos dois anos, enfrentamos muitos desafios em diferentes aspectos, onde a iniciação científica também está inclusa nesse panorama. Os projetos precisaram ser adaptados para o modo remoto, e os alunos passaram a vivenciar uma nova forma de desenvolver o pensar científico e a criatividade. Aqui na unidade, esse programa possui 23 anos de existência, contando com o apoio de agências de fomento como a Fapeam e o CNPq. Precisamos incentivar os jovens a conhecerem mais sobre ciência e esse mundo de possibilidades que o saber científico permite”.

Presidente Fapeam, Márcia Perales destacou a importância da apresentação dos resultados dos projetos, não só como uma contribuição acadêmica, mas especialmente como uma devolutiva para a sociedade.  “É sempre muito importante o momento em que nós apresentamos os resultados da pesquisa. Todos nós sabemos que, quando se trata de investimento público, esse momento em que podemos socializar resultados, possui total relevância para a sociedade. A pesquisa contribui fortemente para o desenvolvimento do Estado do Amazonas, seja social, ambiental”.

A pesquisadora Maria de Fátima Diniz Baptista, Coordenadora do (PIBIC/PIBITI) da Fiocruz, aproveitou a oportunidade para fazer um apelo aos alunos, referente a integração entre trabalhos, áreas, laboratórios, no intuito de promover um maior intercâmbio científico na Instituição. “A ansiedade dos alunos de estar na bancada é grande. A integração será limitada, pois o evento vai acontecer de forma online, mas não deixem de fazê-la, pois é importante saber o que os colegas estão desenvolvendo, o que está acontecendo na pesquisa na Fiocruz.

AVANÇOS TECNOLÓGICOS

“Preparar novas gerações para a disrupção e transformação tecnológica acelerada”, foi o tema da palestra de abertura da 19ª RAIC, que abordou a necessidade de preparo das novas gerações para enfrentar o processo de mudança e avanços tecnológicos, em especial na área da saúde. A apresentação foi conferida por Maria Olívia Simão, professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Durante a apresentação, Maria Olívia ressaltou a necessidade de estimular o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas por meio do confronto com os problemas de pesquisa. “Trouxemos essa perspectiva, diante do cenário que a gente vive como mundo. Isso é um processo que estamos vivendo como sociedade, como civilização global, e que atinge todas as áreas. É importante colocarmos em contato, grupos e linhas de pesquisa, e propiciar aos alunos, orientado por um pesquisador experiente, a aprendizagem de técnicas e métodos científicos”, explicou.

Na oportunidade, a palestrante também pontuou ingredientes que constituem pilares que devem sustentar as trilhas formativas de novos profissionais, aptos a enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, complexo e disruptivo: paixão, inovação, liderança, cooperação, criatividade, excelência, ética e sustentabilidade.

O evento ocorrerá até a próxima quinta-feira, 2/6, com a apresentação dos resultados de projetos em diferentes áreas do conhecimento. As apresentações ocorrerão virtualmente, por meio da plataforma Zoom, no link: https://us06web.zoom.us/j/83810561951?pwd=TTBsd2xQZDVXM1NEL3AyZVg3RWxvUT09

utilizando (ID da reunião: 838 1056 1951) e (Senha de acesso: 619859) para todas as sessões.

SOBRE O PIC

O Programa de Iniciação Científica da Fiocruz Amazônia tem como objetivos despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e inovação tecnológica nos Determinantes Socioculturais, Ambientais e Biológicos do Processo Saúde-Doença-Cuidado para a melhoria das condições sociossanitárias na Amazônia;  estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação em suas atividades científicas, tecnológicas e profissionais; e proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas estudados ou alvo da pesquisa.

O programa é realizado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

ILMD/Fiocruz Amazônia
Imagem: Reprodução