Variante Delta e a situação do SUS na pandemia foi tema de audiência interativa

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados Destinada a Acompanhar o Enfrentamento à Pandemia à Covid-19 no Brasil (Cexcorvi ) realizou ontem, 24/8, audiência interativa para debater a Variante Delta do Coronavírus e a Situação Atual do SUS Perante a Pandemia, uma iniciativa da Deputada Carmen Zanotto.

Foram convidados para a audiência representantes do Ministério da Saúde (MS), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O Vice-diretor de Pesquisa e Inovação do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Felipe Naveca, representou a Fundação no encontro.

Em sua apresentação Naveca falou da importância da vigilância e do sequenciamento genético do SARS-CoV-2 circulante no país, bem como destacou a ação de rastreio de variantes e treinamento de equipes de saúde no Alto Solimões, região da tríplice fronteira Brasil, Peru e Colômbia.

O pesquisador disse ainda que a variante Delta é uma variante de preocupação e se apresenta no país num cenário de múltiplas introduções. “A Gamma continua sendo dominante no Brasil e com um processo evolutivo em franca expansão, principalmente, as linhagens P.1.4 e P.1.6”, revelou.

A ação na tríplice fronteira é uma ação do ILMD/Fiocruz Amazônia realizada com apoio do Programa Unidos Contra a Covid-19 da Fiocruz, e em parcerias com a  Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM), Laboratório de Fronteira (Lafron), secretarias de Saúde do Estado do Amazonas  e dos Municípios de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte, e do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM).

Os demais convidados para a audiência interativa da Cexcorvi foram Rosana Leite de Melo (secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, do MS), Fernando Campos Avendanho (Conass) e  Alessandro Aldrin (Conasems).

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas