Centro de Estudos terá palestra sobre filárias e vetores do Amazonas

Diversidade de filárias e determinação de vetores no estado do Amazonas é o tema desta semana do Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), a acontecer na sexta-feira, 27/8, às 10h (horário Manaus), em transmissão online pela Plataforma Zoom.

Link: https://zoom.us/j/96137125023

ID: 961 3712 5023

A palestra será proferida pelo pesquisador Túllio Romão Ribeiro da Silva, do ILMD/Fiocruz Amazônia. Na oportunidade, serão apresentados os resultados da tese de doutorado do pesquisador pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Biologia Parasitária, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O estudo teve como objetivo determinar aspectos epidemiológicos relacionados às filarioses humanas em áreas endêmicas da Amazônia, considerando o binômio parasito-vetor.

Segundo Túllio Romão, a epidemiologia molecular foi aplicada para caracterizar espécies e/ou populações destes parasitos, bem como dos vetores envolvidos nestes cenários. Além disso, novas abordagens de coleta de simulídeos e de diagnóstico molecular de filárias também serão discutidas durante a palestra. 

SOBRE O PALESTRANTE

É graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), mestre em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e doutor em Biologia Parasitária, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Imagem: Mackesy Nascimento