Divulgado resultado final do processo seletivo para iniciação científica da Fiocruz Amazônia
A coordenação do Programa de Iniciação Científica (PIC) do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) divulgou nesta segunda-feira, 6/7, o resultado final do processo seletivo para bolsas de iniciação científica. Foram selecionados 32 estudantes de cursos de graduação de instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
Os candidatos aprovados devem entregar documentação solicitada para implementação da bolsa, nos dias e horários marcados, à secretaria do PIC-ILMD/Fiocruz Amazônia, conforme email enviado aos selecionados. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail pic.ilmd@fiocruz.br.
Segundo explicou Priscila Aquino, coordenadora do PIC na Fiocruz Amazônia, nesta edição, o processo de seleção foi realizado em formato diferente, devido à pandemia de covid-19. “Esse ano a seleção do PIC foi feita de forma um pouco diferente. O processo foi realizado de forma online, onde os pesquisadores entraram em contato com os alunos para uma possível entrevista e, posteriormente submeteram a documentação desses alunos ao email do PIC. Esses projetos passaram por duas análises, uma técnica e outra administrativa, realizada por 13 avaliadores, de acordo com cada categoria”, explicou.
As bolsas serão concedidas por um período de 12 meses, de agosto de 2020 até julho de 2021, com possibilidades de renovação. O PIC-ILMD/Fiocruz Amazônia é desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
SOBRE O PIC
O Programa de Iniciação Científica da Fiocruz Amazônia tem como objetivos despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e inovação tecnológica nos Determinantes Socioculturais, Ambientais e Biológicos do Processo Saúde-Doença-Cuidado para a melhoria das condições sociossanitárias na Amazônia; estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação em suas atividades científicas, tecnológicas e profissionais; e proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas estudados ou alvo da pesquisa.