Projeto da Fiocruz Amazônia é apresentado na Feira do Conhecimento, em Fortaleza

O projeto “Controle de Aedes aegypti e Ae. albopictus com Estações Disseminadoras de Larvicida” foi apresentado na Feira do Conhecimento 2019, ocorrida de 16 a 19/10, no Centro de Eventos do Ceará,  em Fortaleza-CE.

O projeto é do pesquisador e diretor do Instituto Leônidas &Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Sérgio Luz, que durante o evento ministrou palestra sobre o assunto e apresentou resultado parcial dos ensaios feitos com as Estações Disseminadoras de Larvicida, instaladas no bairro São João do Tauape, em Fortaleza, e em outras cidades brasileiras.

Segundo o pesquisador em seis meses do projeto em Fortaleza, já foi verificada uma redução significativa do número de ovos  de Aedes encontrados em São João do Tauape,que recebeu as estações,  quando comparados com o bairro Álvaro Weyne. Cabe ressaltar que o primeiro bairro foi de intervenção e o outro de controle. Além disso, observou-se também uma diminuição no número de larvas e mosquitos adultos.

O projeto conta com apoio do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia, e do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis (Decit & Devit/MS), da Organização Pan-Americana da Saúde-Organização Mundial da Saúde (Opas-OMS), e com apoio de secretarias municipais e estaduais de Saúde, para que ensaios possam ser feitos em diferentes regiões do Brasil, visando avaliar a eficácia da tática do uso das Estações Disseminadoras de Larvicida.

Durante a Feira do conhecimento o projeto foi apresentado em dois estandes: da Fiocruz – na Feira de Soluções para a Saúde –  e no 1º. Congresso dos Municípios Cearenses (ICoMCe).

Nos estandes, os pesquisadores explicaram didaticamente o funcionamento das Estações Disseminadoras de Larvicida para o controle de Aedes, e enfocaram o princípio da polinização realizada pelos insetos, que os inspirou como tática, pois nas estações os mosquitos carregam o larvicida nas patas e no corpo, disseminando o produto para os criadouros. Um vídeo sobre a tática também foi apresentado.

SUPERVISÃO DO PROJETO

No mesmo período, a equipe do projeto fez a supervisionou as atividades em Fortaleza. Essa supervisão tem como finalidade avaliar as atividades em campo e laboratório, bem como a organização dos dados para a construção das análises preliminares. Participaram desse momento gestores de saúde e profissionais de apoio às atividades do projeto.

Na oportunidade, agentes comunitários de saúde e agentes de combates a endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, que participaram do “Curso de Atualização em Orientações Técnicas para Utilização das Estações Disseminadoras de Larvicida no Controle de  Mosquitos Urbanos”, ministrado pelos pesquisadores, em março deste ano, receberam certificados.

O curso capacitou 47 profissionais e  teve por objetivo treiná-los para a instalação e manutenção das Estações Disseminadoras de Larvicida. “Esses agentes são as pessoas que fazem o trabalho de campo e acompanham o projeto na cidade, portanto têm uma participação fundamental para o andamento das ações”, explica o coordenador técnico do projeto, Jose Joaquin Cortes.

SOBRE AS ESTAÇÕES DISSEMINADORAS

As Estações Disseminadoras de Larvicida são baldes plásticos, cobertos com pano preto impregnados de larvicida, e que para funcionarem necessitam de uma certa quantidade de água para atrair os mosquitos.

Ao pousarem na superfície da Estação, partículas do larvicida são aderidas às pernas e corpo dos mosquitos, que acabam levando esse produto para outros criadouros e, com isso, conseguem matar larvas e pupas, inclusive em criadouros que muitas vezes não poderiam ser localizados pela população e equipes de vigilância.

O estudo iniciou em 2014 nas cidades de Manaus e Manacapuru, no Amazonas. Atualmente, está sendo testado em outras cidades brasileiras e tem apresentado resultados animadores mesmo em diferentes paisagens geográficas e escalas.

FEIRAS 

A Feira do Conhecimento é um evento promovido pelo Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior e Instituto Centec. O evento reúne instituições de ensino e pesquisa, empresas e instituições públicas para apresentar aos visitantes projetos de ciência e  tecnologia que  podem contribuir para a redução das desigualdades.

Este ano, a Feira de Soluções para a Saúde – Saúde Digital para Territórios Saudáveis e Sustentáveis fez parte da programação da Feira do Conhecimento.

 

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Fotos: Marlúcia Seixas