Funasa e Fiocruz Amazônia discutem parcerias para melhoria da qualidade da água em comunidades rurais e ribeirinhas do Amazonas

SALTA-z é uma tecnologia usada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Ministério da Saúde, para promover a saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas, a partir do suprimento de água potável para as comunidades rurais e ribeirinhas do Amazonas, que não têm acesso à água potável.

Para ajudar a tornar esse projeto uma realidade no Estado, a direção do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) recebeu na segunda-feira, 8/4, a visita de equipe da Funasa para a formação de parcerias que vão permitir ampliar o fornecimento de água potável em comunidades rurais do Amazonas.

“A Funasa tem essa missão de instalar as SALTA-z nas comunidades que necessitam da tecnologia, mas precisamos do apoio da Fiocruz para nos ajudar com expertise, laboratórios, equipe técnica e insumos, para darmos continuidade ao projeto. Por isso, estamos hoje aqui, para conversarmos sobre essa possibilidade de formação de parceria”, explicou Wenderson Monteiro, superintendente da Funasa no Amazonas.

Sérgio Luz, diretor do ILMD/ Fiocruz Amazônia, ressaltou a importância do trabalho da Funasa em levar água de qualidade para as comunidades do Amazonas e lembrou que a parceria entre as duas instituições, Funasa e Fiocruz, sempre existiu. “Agora, sob um novo entendimento, estamos tentando construir uma nova parceria para a questão da melhoria da qualidade da água para as populações do Estado, o que será muito importante não só para as instituições, mas especialmente para as comunidades atendidas pelo projeto, pois podemos contribuir com a avaliação da água, a partir do uso da SALTA-z”, disse.

A partir desse encontro, novas possibilidades de parcerias institucionais foram cogitadas, bem como com a inserção de outros órgãos que possam contribuir para a saúde e melhoria da qualidade de vida das populações rurais do Amazonas.

Sobre a SALTA-Z

É uma tecnologia social, usada como alternativa para o tratamento de água em comunidades rurais, que utiliza processo convencional, de fácil aplicação, para tratar a água, por meio do uso de filtros e dosadores de características artesanais.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Fotos: Eduardo Gomes