Fiocruz Amazônia recebe curso de Levantamento de Custos e Precificação para suas plataformas tecnológicas

Pesquisadores e demais profissionais que atuam nas Plataformas Tecnológicas do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e da Fiocruz Rondônia participam, em Manaus, do curso de Levantamento de Custos e Precificação: Projeto de Sustentabilidade da Rede de Plataformas Tecnológicas, que está sendo oferecido pela Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS), por meio do Núcleo Técnico de Suporte à Pesquisa (NUTP).

A atividade que iniciou ontem, e encerra hoje, 26/3, tem como objetivo capacitar a equipe da Fiocruz no tema de precificação de serviços técnicos, para apoiar no levantamento de custos e preços desses serviços para clientes internos e externos. O curso está sendo ministrado pelo professor Daniel Elói Santos, da Pris Inovação que Simplifica.

‘Com curso esperamos que os pesquisadores e equipes da Fiocruz tenham consciência da estrutura de custo das plataformas, tentando entender o que eles têm internamente, para oferecer mais para o mercado, como soluções em equipamentos e expertises que possam ser interessantes para outras instituições de pesquisa e empresas”, explicou Daniel Elói.

Para a tecnologista em saúde pública da Fiocruz Amazônia, Michele Silva de Jesus, o curso está sendo uma nova experiência, que aborda a realidade sob um aspecto diferente. “Estamos começando a ver a precificação das atividades que realizamos nas plataformas, e são várias as soluções que oferecemos para a área de pesquisa. Antes, não tínhamos noção dos custos de nossas atividades, e o curso vem nos mostrar o quanto gastamos com insumos, recursos humanos, tempo, luz e equipamento. É um novo olhar para nossas atividades”, comentou.

A Fiocruz Amazônia possui cinco plataformas tecnológicas, a saber: Bioensaios Biotecnológicos (RPT11H), Bioprospecção (RPT10C), Citometria de Fluxo (RPT08J), Sequenciamento AM – Genômica (RPT01H), e  PCR em Tempo Real (RPT09G), que prestam serviços para pesquisadores, tecnologistas, técnicos, estudantes de graduação e pós-graduação, bolsistas de iniciação científica e pesquisadores colaboradores.

ILMD/FIOCRUZ Amazônia, por Marlúcia Seixas
Fotos: Eduardo Gomes