Laboratório da Fiocruz Amazônia recebe novo equipamento de foto-documentação

Na última quarta-feira, 6/2, técnicos, estudantes e pesquisadores do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) participaram de treinamento sobre o funcionamento do novo equipamento de foto-documentação, I-Bright, adquirido pela Instituição. Os profissionais que desenvolvem estudos nos laboratórios, coleções biológicas e plataformas da Fiocruz Amazônia assistiram aula teórica, ministrada por Reginaldo Sene, assessor científico da empresa Thermo Scientific.

No período da tarde, cinco participantes que posteriormente devem atuar como multiplicadores da informação participaram de uma aula prática, onde puderam entender melhor o funcionamento da tecnologia. De acordo com Giovana Pinheiro, da equipe do Núcleo Técnico de Suporte à Pesquisa, da Vice Diretoria de Pesquisa e Inovação (NUTP/VDPI), a demanda para a aquisição deste novo equipamento, ocorreu pelo fato dos outros equipamentos utilizados com a mesma finalidade, do recém adquirido, estarem sem condições de uso.

“Escolhemos especificamente este equipamento, pelo fato de que este, diferente dos demais, utiliza para a captura dos géis, um transiluminador integrado de Led Verde de longa duração, que fornece uma fonte de luz sem raios UV prejudiciais ou resíduos de mercúrio de lâmpadas transiluminadoras UV”, explicou Pinheiro.

SOBRE O I-BRIGHT

O I-Bright é um foto-documentador que pode ser utilizado para quantificação de proteínas, análises de géis de DNA e RNA, fotografando esse géis para gerar dados estatísticos que os pesquisadores precisam para suas pesquisas.

Além de capturar imagens e analisar dados de forma eficiente, esse equipamento de alto desempenho aprimora a experiência de imagens por meio de recursos automatizados avançados e uma interface fácil de usar para pesquisadores de todos os níveis de experiência.

ILMD Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Foto: Eduardo Gomes