Oficinas culinárias e atendimentos fazem parte da segunda edição do Programa Circuito Saudável na Fiocruz Amazônia

Dando continuidade às atividades do Programa Circuito Saudável, o Núcleo de Saúde do Trabalhador (NUST), do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) iniciará no próximo dia 20, o atendimento individual clínico nutricional para os trabalhadores que fazem parte da segunda turma do Programa.

Segundo a nutricionista do Nust-Fiocruz Amazonas, Sarah Cordeiro, nesse grupo estão sendo atendidos 20 trabalhadores do ILMD e seus familiares. “A expectativa é incentivar essa turma a adotar hábitos de vida mais saudáveis, através do resgate da prática culinária, além de promover interação social no ambiente de trabalho”, explica.

Uma das atividades oferecidas nesta segunda edição do Programa Circuito Saudável foi a Oficina Culinária, realizada no último dia 5/6, na Oca da farinha, na qual foram elaborados os seguintes pratos: sanduíche natural prático, patê de ricota termogênico, tapiocas coloridas, bolinho de banana e aveia na caneca, além de café estimulante e suco verde.

A Oficina Culinária teve como prática educativa o tema “Lavagem das mãos: pontos críticos no controle da higienização”, comentários sobre as “Propriedades funcionais das receitas produzidas” e, ao final, degustação das receitas.

Para Luciene Araújo, chefe do Serviço de Gestão do Trabalho (Seget-Fiocruz Amazônia) e uma das integrantes da segunda turma do Programa Circuito Saudável, “a mudança de hábito alimentar depende muito de cada pessoa, no entanto, as atividades do Programa e os encontros da turma servem para incentivar o grupo a adoção de práticas alimentares mais saudáveis”.

CIRCUITO SAUDÁVEL

O Programa Circuito Saudável é uma iniciativa da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Fiocruz). Na Fiocruz Amazônia é desenvolvido pelo Nust. Seu objetivo é conscientizar a comunidade Fiocruz para a adoção de hábitos alimentares balanceados e de prática esportiva, visando transmitir conhecimentos sobre alimentação saudável e formar agentes multiplicadores, além de melhorar a qualidade da saúde, controle das doenças crônicas não transmissíveis e melhorar o perfil de sobrepeso e obesidade na instituição.

Sarah Cordeiro adianta que as inscrições para uma nova turma do Programa Circuito Saudável, na Fiocruz Amazônia, estarão abertas a partir do próximo mês de julho.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Fotos: Eduardo Gomes