Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento lança site especial sobre água

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançou na última quarta-feira (21) o site “Água é Vida”, por ocasião do 8º Fórum Mundial da Água.

Trata-se de uma contribuição do escritório do PNUD no Brasil ao debate sobre recursos hídricos e saneamento. Nele, pessoas interessadas no assunto encontrarão notícias, reportagens, artigos opinativos, fotos, vídeos, entre outros materiais que favorecem a compreensão do tema e, sobretudo, como o PNUD atua nessa área específica, tanto no Brasil quanto em outros países.

Em português, inglês e espanhol, o site reúne conteúdo global, regional e local. A ideia é compartilhar informação com pessoas de diferentes origens e idiomas para que conheçam o que o PNUD e seus parceiros estão realizando mundo afora em relação a água em geral.

Algumas soluções podem ser replicadas, outras não, mas todas servem de inspiração a gestores, pesquisadores, estudantes – qualquer pessoa, enfim, interessada em um leque mais amplo de exemplos e reflexões sobre a temática, hoje crucial para a sustentabilidade do planeta.

A equipe do PNUD Brasil atualizará o site periodicamente. Mais que um repositório de informação, ele poderá servir como subsídio inicial para debates e reflexões sobre a questão da gestão dos recursos hídricos, do saneamento e, especialmente, de sua relação direta e indireta com a mudança global do clima e outros aspectos da Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Dois dos ODS focam nessa temática: o número seis, que busca assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos; e o número 14, que busca promover a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Gestoras e gestores públicos terão no site a oportunidade de conhecer a atuação do PNUD na área e como ele pode apoiar governos, em diferentes níveis, na gestão de um recurso natural hoje escasso e sob risco constante. O público em geral encontrará no espaço multimídia uma abordagem ao mesmo tempo séria e lúdica de um tema que está na ordem do dia.

Fonte: ONU BR