Fiocruz Amazônia debate sobre arboviroses em evento da ABC
Com o tema “Arboviroses no Estado do Amazonas”, Sérgio Luiz Bessa Luz, pesquisador e diretor do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia), ministrou palestra no simpósio e diplomação de novos membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Região Norte – 2017/2021, evento realizado na última quinta-feira (31/8), no Auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
A exposição fez parte da sessão “Arboviroses emergentes no Brasil: situação atual e perspectivas”, apresentada pelos pesquisadores Pedro Vasconcelos, Jannifer Chiang, Lívia Carício e Raimunda Azevedo, do Instituto Evandro Chagas (IEC), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Sérgio Luz agradeceu o convite e destacou o estímulo em ver jovens pesquisadores sendo diplomados. “Agradeço a academia pelo convite, é uma honra participar de um evento desse porte, representando os trabalhos da Fiocruz Amazônia. É muito satisfatório ver esses colegas novos já sendo afiliados pela academia, isso é muito estimulante para a ciência e pesquisa na Amazônia e no Brasil.
“A Academia Brasileira de Ciências e o desenvolvimento científico e tecnológico nacional” foi o tema da conferência ministrada por Luiz Davidovich, presidente da ABC. A Academia é uma entidade que atua como sociedade científica honorífica e contribui para o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas, com foco no desenvolvimento científico do País, na interação entre os cientistas brasileiros com pesquisadores de outras nações.
Desde 2007, a academia criou uma nova categoria de membros, para jovens cientistas. Cada vice-presidência regional da ABC elege, a cada ano, até cinco pesquisadores de excelência, com menos de 40 anos, para que se tornem membros afiliados por cinco anos.
Foram diplomados os pesquisadores: Fernanda de Pinho Werneck, do INPA; José Júlio de Toledo, da Universidade Federal do Amapá (Unifap); José Nazareno Vieira Gomes, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Joyce Kelly do Rosário da Silva, da Universidade Federal do Pará (UFPA), e Wuelton Marcelo Monteiro, pesquisador da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), docente do curso de mestrado em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro, do ILMD/Fiocruz Amazônia.
Ascom ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes.