Palestra discute sobre alimentação consciente no ambiente de trabalho

O Núcleo de Saúde do Trabalhador (NUST) do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) promoveu na última terça-feira (22/8), a palestra “Alimentação consciente no ambiente de trabalho”, ministrada pela nutricionista Wanessa Natividade, Tecnologista em Saúde Pública e coordenadora do programa “Circuito Saudável” da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O objetivo da atividade foi despertar nos trabalhadores um nível de consciência em relação à alimentação que surge quando estamos atentos a todos os sentidos, pois, segundo a nutricionista, além da fome biológica temos a fome dos olhos, nariz, ouvidos, boca, mente e coração.

Em sua palestra, a nutricionista falou sobre o tema alimentação Saudável, abordando alimentação consciente, doenças crônicas não transmissíveis, a questão da obesidade e a política de nutrição saudável brasileira. “Quando passamos a observar a alimentação por um prisma mais ampliado, conseguimos observar que a partir dela, podemos prevenir diversas doenças crônicas como a obesidade, diabetes, hipertensão arterial e outras”, alertou Wanessa Natividade.

A ingestão adequada de líquidos foi outro tema destacado durante a apresentação. “A ingestão hídrica é fundamental, pois se o indivíduo não faz uma ingestão adequada compromete outros mecanismos, ou seja, o seu intestino não funciona bem, pode ocorrer uma desidratação, ou até mesmo casos de cefaleia, explicou.

CIRCUITO SAUDÁVEL

O Programa Circuito Saudável busca conscientizar a comunidade Fiocruz sobre a adoção de hábitos alimentares balanceados e de prática esportiva, visando a prevenção de doenças crônicas como o diabetes. O projeto tem coordenação da equipe de Nutrição do Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust/CST) e parceria com a Caixa de Assistência Oswaldo Cruz (FioSaúde) e Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN).

O programa visa transmitir conhecimentos sobre alimentação saudável e formar agentes multiplicadores, contribuir para o equilíbrio da alimentação individual e para mudanças dos hábitos alimentares, melhorar a qualidade da saúde, controle das doenças crônicas não transmissíveis e melhorar o perfil de sobrepeso e obesidade na instituição.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes