Livros sobre educação, políticas e cuidado em saúde serão lançados na Fiocruz Amazônia

Na próxima sexta-feira (12), às 16h, será realizado no Salão Canoas, do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), o lançamento dos livros da Editora Rede Unida: Educação e Práticas de Saúde na Amazônia: Tecendo Redes de Cuidado e Políticas e Cuidados em Saúde – Livros 1 e Livro 2, que reúnem discussões sobre a educação e as práticas de cuidado em saúde realizados nos diferentes Estados do País, tomando como eixo as formas de organizar essas práticas no Sistema Único de Saúde (SUS).

O livro Educação e Práticas de Saúde na Amazônia: tecendo redes de cuidado traz textos frutos de diferentes atividades acadêmicas: Trabalho Conclusão de Curso de especialização e residência; dissertações de Mestrado e teses de Doutorado. Os trabalhos foram desenvolvidos em várias instituições e Programas de Pós-Graduação, mostrando o potencial de produção na região amazônica.

“Os estudos e pesquisas na região na área da saúde coletiva e políticas públicas de saúde tem crescido devido ao aumento de grupos de pesquisa, às redes de cooperação com outras instituições e pesquisadores e ao reforço do financiamento através das Fundações de Amparo à Pesquisa e das iniciativas do governo federal para fomentar desenvolvimento da ciência nas regiões Norte e Nordeste do país”, destaca Júlio Cesar Schweickardt, um dos organizadores do livro.

Os dois volumes do livro Políticas e cuidados em saúde – Avaliação compartilhada do cuidado em saúde Surpreendendo o instituído nas redes nasceram da escrita de centenas de pessoas que compuseram o corpo de pesquisadores pelas várias regiões do Brasil, que compartilharam da aposta de produção de conhecimento com a ideia de avaliar a produção do cuidado em saúde. “Era necessário viabilizar a participação de todos os sujeitos trabalhadores e cidadãos, que compunham os cenários de produção das práticas de saúde. Constituímos coletivos e formamos grupos de investigação nas regiões: Norte, Nordeste, Sudeste e Sul”, explica Emerson Elias Merhy, coordenador nacional da pesquisa e um dos organizadores dos livros.

Durante o lançamento será realizada uma mesa redonda com organizadores e autores para falar sobre obras na área da Saúde Coletiva, Política, Educação e Ensino da Saúde.

SOBRE A EDITORA

As obras na área da Saúde Coletiva, Educação e Ensino da Saúde estão disponíveis para download gratuito, tendo atualmente no acervo o total de 68 títulos e mais oito que serão lançados em 2017. Vinculada à Associação Brasileira da Rede Unida, a Editora Rede Unida ultrapassou no mês de março de 2017 a marca de 55 mil acessos de exemplares em seu acervo digital.

De acordo com o Coordenador da Editora, Alcindo Ferla, o processo editorial inclui a avaliação entre pares dos manuscritos submetidos e das coletâneas publicadas pela Editora. “A avaliação de pares e do mérito científico, acadêmico e de relevância social das publicações são critérios que a comissão da Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] atribui para a classificação das editoras dos livros”, explicou Ferla.

A Editora Rede Unida foi criada em agosto de 2013 e possui vários títulos de áreas sobre saúde, educação, arte popular, cultura, poesia, Amazônia, economia, entre outros. As publicações são resultado de parcerias com instituições, grupos, pesquisadores e autores que visam compartilhar produções em rede.

Os livros, disponíveis no acervo digital da Editora Rede Unida, estão em três formatos: PDF, ePub e Flash. O acervo digital pode ser acessado pelo endereço eletrônico http://www.redeunida.org.br/editora/biblioteca-digital.

A Fiocruz Amazônia está localizada na Rua Teresina, 476. Adrianópolis.

LAHPSA, por Mirineia Nascimento

 

 

1 responder
  1. important site
    important site says:

    I simply want to mention I’m all new to weblog and actually liked you’re web-site. Likely I’m want to bookmark your website . You certainly have really good posts. Thanks for sharing your webpage.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.