Palestra aborda Legalidade dos processos de P&D que fazem uso da biodiversidade brasileira

O Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) nos dias 8 e 9 de março, a partir de 14h, o seminário “Uso da biodiversidade – Questões regulatórias e oportunidades”. O objetivo é divulgar e promover esclarecimentos sobre a nova Lei da Biodiversidade (Lei nº 13.123/2015 e Decreto nº 8.772/2016) por meio de palestras e debates, com a participação de membros técnicos do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente.

Durante o evento será apresentada a palestra “Legalidade dos processos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico (P&D) que fazem uso da biodiversidade brasileira”, a ser ministrada pela Dra. Manuela da Silva, assessora da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Científicas, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Na ocasião, serão debatidos temas relacionados ao uso da biodiversidade, acesso ao patrimônio genético, conhecimento tradicional associado e repartição de benefícios, além do esclarecimento a respeito das medidas adotadas por instituições públicas e privadas para a implementação da Lei da Biodiversidade.

O evento é voltado para membros da comunidade científica regional, entidades de apoio produtivo, interessados ou envolvidos diretamente com os assuntos em pauta.

SOBRE A PALESTRANTE

Manuela da Silva é assessora da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Científicas, coordenando as Coleções Biológicas da Fiocruz. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (INCQS/FIOCRUZ) desde 2003. Coordena a área de Coleções de Culturas da Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM) e é membro do diretório executivo da World Federation of Culture Collection (WFCC).

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes

Foto: Edimilson Bibiani, ILMD/Fiocruz Amazônia

 

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.