Aula inaugural do PPGBIO-Interação aborda Toxoplasma
“Toxoplasma gondii e modelos de estudo aplicados à toxoplasmose adquirida e congênita” foi o tema da aula inaugural do novo curso de mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro (PPGBIO-Interação), do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), ocorrida nesta segunda-feira, 6/3.
O tema foi apresentado pelo pesquisador Dr. José Roberto Mineo, que trabalha com toxoplasma há 40 anos, e é professor titular de Imunologia, do Instituto de Ciências Biomédicas, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), além de coordenador da área de Ciências Biológicas II, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Segundo Mineo, o PPGBIO-Interação atua com temáticas extremamente relevantes não só sob o ponto de vista acadêmico, mas principalmente de impacto com o dia-a-dia da população. “Eu trouxe para esse primeiro momento, trabalhos da literatura e de pós-graduandos da UFU. Tentei mostrar os vários aspectos de abordagem e isso extrapola a toxoplasma, mas serve para quem for estudar rotavirose, dengue, zika, malária e todas as outras patogenias”.
Esta é a primeira turma do mestrado PPGBIO-Interação, o curso tem como essência a dinâmica de transmissão das doenças e as interações moleculares e celulares da relação patógeno-hospedeiro, no âmbito da maior biodiversidade mundial. A área de concentração única do ILMD/Fiocruz Amazônia será operacionalizada em duas linhas de pesquisa que se unem transversalmente, são elas: Eco-epidemiologia das doenças transmissíveis, e Bioquímica, biologia celular e molecular de patógenos e seus vetores.
De acordo com o coordenador do curso, Dr. Paulo Afonso Nogueira, a aula inaugural foi pensada de forma estratégica. “Nada melhor que você trazer para esse momento inicial dos alunos, alguém que está na ponta da pirâmide nessa área da pesquisa, que possa nos orientar, e conhecer a estrutura do nosso programa. A aula foi muito proveitosa e o professor Mineo já demonstrou seu apoio ao novo curso”, disse.
Para o diretor substituto e vice-diretor de Pesquisa do ILMD/ Fiocruz Amazônia, “esse momento representa a consolidação de alguns anos de trabalho, quando nós vimos a possibilidade e necessidade de termos um curso de pós-graduação na área biológica”.
O aluno Yago Santos, considera muito importante começar o mestrado, tendo contato com um pesquisador que já está bem sedimentado na área. “Isso possibilita abrir nossa mente para uma série de perguntas que são possíveis, sobretudo, a respeito de uma área que ainda tem muito a se descobrir e contribuir para a saúde pública”, destacou.
Compõem o corpo docente do curso pesquisadores doutores José Roberto Mineo, Ana Carolina Vicente, Bernardo Horta, Claudia Maria Rios Velásquez, Felipe Arley Costa Pessoa, Felipe Gomes Naveca, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, Patricia Puccineli Orlandi, Pritesh Jaychand Lalwani, Wuelton Monteiro, Rosana Parente, Antônio Levino, e Paulo Afonso Nogueira.
A aula inaugural ocorreu no Salão Canoas, no ILMD/Fiocruz Amazônia.
ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas e Eduardo Gomes
Fotos: Eduardo Gomes/ ILMD/ Fiocruz Amazônia
I simply want to say I am newbie to blogs and definitely loved this web page. Almost certainly I’m want to bookmark your website . You absolutely have terrific stories. Kudos for revealing your web site.