COLEÇÃO BIOLÓGICA DO INSTITUTO LEÔNIDAS E MARIA DEANE – CBILMD

ILMD/Fiocruz Amazônia

A Coleção Biológica do ILMD

O Brasil destaca-se por ser detentor da maior biodiversidade do planeta e parte dela encontra-se na Região Amazônica. Essa tamanha variabilidade genética pode ganhar ainda mais valor quando devidamente organizada, classificada, documentada e disponível para acesso sempre que houver demanda, seja ela para pesquisa ou aplicações tecnológicas. Atento a isso, em 2001, o então Escritório Técnico da Fiocruz na Amazônia hoje Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD) insere na sua política institucional a Coleção Biológica como um eixo agregador de suas linhas de pesquisas. As coleções biológicas são recursos estratégicos, de segurança nacional, que podem fazer parte da infraestrutura de inovação do país. As informações contidas nestas coleções são recursos-chave para que o país possa utilizá-las no estabelecimento de estratégias rápidas e eficientes para o desenvolvimento científico e tecnológico.

A Coleção Biológica do ILMD conta com 1455 amostras entre fungos filamentosos, leveduras e bactérias, identificadas, conservadas (sob óleo mineral e bloco de ágar em água destilada e meio liquido TBS-Glicerol 20%, ágar sólido estok). As culturas de fungos filamentosos estão parcialmente caracterizadas quanto à produção de antibiose e enzimas de interesse industrial. Os gêneros de fungo de maior ocorrência são Penicillium, Aspergillus e Trichoderma. Foram isolados dos mais diversos substratos da região Amazônica como, por exemplo, solo, água, plantas, frutos e ar. As amostras bacterianas são provenientes de amostras clínica (orofaringe e fezes humanas), meio ambiente (água dos rios, igarapés e vegetais e da microbiota bucal de animais). As principais bactérias são: Salmonella spp, Eschericha coli, Shigella spp e Neiseria meningitidis. Já iniciamos os procedimento para liofilização de todo o acervo da CBILMD. O acervo é de relevante importância uma vez que é composto de linhagens microbianas isoladas de diferentes substratos da Amazônia brasileiro, região ainda pouco explorada quanto à sua riqueza microbiana.

A Coleção Biológica do ILMD

Fiocruz Amazônia recebe evento sobre Política de Equidade, Inclusão e Ações Afirmativas

Representantes da Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa), da Presidência da Fiocruz, estiveram na manhã desta quarta-feira, 21/02, na sede do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), em Manaus, para uma roda de conversa com os colaboradores da unidade sobre temas e ações relacionadas às questões do enfrentamento ao racismo, capacitismo, machismo, misoginia, xenofobia, LGBTQIfobia e diferentes formas de violências de gênero, com indicações de estratégias de divulgação a serem adotadas.

A coordenadora da Cedipa, Hilda da Silva Gomes, acompanhada da assistente social Roseli Rocha, responsável pelo eixo de Enfrentamento ao Racismo Institucional, à Xenofobia, Preconceitos e Discriminações contra Descendentes dos Povos Originários, foram recebidas pela pesquisadora social da Fiocruz Amazônia, Rita Bacuri, e o vice-diretora de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Aldemir Maquiné. Na plateia, juntamente com servidores e colaboradores, a presença da socióloga Olga D’arc, servidora aposentada da Fiocruz, que contribuiu com seu relato pessoal enquanto mulher negra e ativista. “Todos puderam tirar dúvidas e opinar sobre o tema”, explica Rita Bacuri, que representa a Fiocruz Amazônia no Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz nacional.

A Cedipa foi criada, em março de 2023, com o objetivo de implementar ações que assegurem a efetivação das políticas institucionais da Fiocruz para equidade, diversidade, inclusão e políticas afirmativas, reconhecendo a pluralidade da instituição como um valor.  As linhas de ação da Cedipa estão pautadas num trabalho que potencialize e fortaleça as dimensões presentes nos enfrentamentos às diferentes violências de gênero e violações que comprometam o direito à vida das pessoas.

“Estamos aqui, com muito prazer, para conhecer o trabalho realizado pela Fiocruz Amazônia e, sobretudo, reforçar a importância e a necessidade de trabalharmos com o ideal das políticas afirmativas como um grande escopo em que favorecemos a visibilidade e a representatividade das pessoas e, principalmente, no olhar da diversidade, entender que as competências, os objetivos e todo o nosso trabalho reflete para a sociedade. Somos uma instituição pública, de saúde, e precisamos tornar mais efetivas nossas políticas públicas para que se reflitam em ações mais assertivas para a sociedade brasileira”, enfatizou Hilda Gomes.

Presente à roda de conversa, o servidor Rodrigo Daniel Liberalino, que exerce o cargo de técnico em Saúde Pública, considerou a oportunidade como um momento proveitoso para tirar dúvidas sobre a questão das cotas indígenas, porque muitas pessoas têm descendência no Amazonas e enfrentam barreiras de participação de processos seletivos e concursos. “O encontro foi muito bom, serviu para aclarar questões e futuramente poderemos ter outros que abordem pontos como as oportunidades de acesso para pessoas transexuais, que considero muito importante nessa discussão”, pontuou Rodrigo.

ALTO SOLIMÕES

Rita Bacuri lembra que desde o ano passado, a Fiocruz Amazônia possui uma comissão pró-equidade de gênero e raça formada por representantes de cada setor de atuação da unidade.  “Importante ressaltar que tanto a Acessibilidade quanto a Pró-Equidade de Gênero e Raça são políticas consolidadas dentro da Fiocruz, cabendo a Cedipa reforçar esse compromisso em todas as unidades, garantindo, por exemplo, a inclusão de percentual dessas populações especificas (negros, indígenas, pessoas trans, entre outros) a oportunidades de acesso a cursos de Mestrado e Doutorado”, pontua Bacuri, mencionando como um dos avanços recentes o curso de Mestrado em Saúde Coletiva, oferecido atualmente pela Fiocruz Amazônia, na cidade de Tabatinga, no Alto Solimões, exclusivo para indígenas da região. Segundo Rita, a intenção da comissão local é realizar um minicurso sobre equidade de gênero e raça para servidores e colaboradores não só da Fiocruz Amazônia como também de instituições parceiras.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa

Fotos: TK Prado/Gabinete

Fiocruz Amazônia apresenta estudo sobre esporotricose em audiência pública sobre a doença

A pesquisa que busca identificar o fungo do gênero Sporothrix, que vem causando esporotricose em animais e humanos, no Amazonas, coordenada pela micologista Ani Beatriz Jackish Matsuura, do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), foi apresentada durante uma audiência pública, realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na última segunda-feira, 19/2. O estudo é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e CNPQ.

Intitulada “Estudo ecoepidemiológico da esporotricose humana e animal no Amazonas”, a pesquisa coordenada por Ani Beatriz pretende obter respostas para alguns questionamentos, que irão auxiliar no combate a enfermidade. De janeiro a outubro de 2023, foram registrados 547 casos, dos quais 403 foram confirmados para a doença em humanos. Em 2022, foram 251 notificações, sendo 245 em humanos. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), representada na audiência.

“A nossa pesquisa está iniciando e esperamos nos próximos meses termos as respostas para alguns questionamentos, como por exemplo, é só o Sporothrix brasiliensis que está envolvido nos casos registrados no Amazonas ou existem outras espécies envolvidas, como o Sporothrix schenckii ou Sporothix globosa, paracitar alguns”, pontua. Segundo a pesquisadora, não se sabe se a doença ocorre apenas por via zoonótica e se o fungo é o mesmo que ocorre em outras regiões do país.

“A identificação dos fungos é necessária para entender o comportamento da doença e as suas características, uma vez que o Sporothrix brasiliensis é altamente virulento, enquanto o Sporothrix schenkii causa uma doença subcutânea, crônica e mais benigna. Já o fungo Sporothrix globosa causa lesões cutâneas mais fixas”, explica. De acordo com Ani Matsuura, a conclusão do trabalho está prevista para maio de 2025.

Os estudos contam com a parceria da FVS-RCP, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa-Manaus) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-AM), que vem fazendo o isolamento dos fungos para análise. Entre as atividades previstas para serem desenvolvidas na pesquisa estão visitas aos domicílios dos acometidos por esporotricose, coleta para a análise da poeira domiciliar, solo, madeiras com arranhaduras de gatos, além do sequenciamento do DNA do fungo.

“A Fiocruz integra o Grupo de Trabalho que vem atuando no enfrentamento à esporotricose animal e humana, e nossa contribuição está voltada à parte da pesquisa, para conhecermos este fungo, enquanto as demais instituições atuam em outras frentes, como na contenção, por exemplo”, destaca.

REUNIÃO

A Audiência Pública foi promovida pela Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da ALEAM. O evento também contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, Ministério da Saúde; Fundação Alfredo da Matta, Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CRMV-AM), além de organizações não-governamentais de proteção aos animais.

— — —

Texto – Síntia Maciel (ILMD/Fiocruz Amazônia)

Fotos – Divulgação / Aleam

Fiocruz Amazônia abre processo seletivo para bolsa de Pós-Doutorado Estratégico

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) deu início, nesta quarta-feira, 21/02, às inscrições ao processo seletivo simplificado para concessão de bolsa de Pós-Doutorado Estratégico no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A Chamada Pública, número 004/2024, pode ser acessada pelo link https://amazonia.fiocruz.br/?page_id=42162. O objetivo é o de integrar um pesquisador às atividades vinculadas às Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro (PPGBIO-Interação). Caso o programa disponha de novas cotas de bolsas da mesma natureza, a critério da Coordenação, elas poderão ser redirecionadas para a seleção.

As Linhas de Pesquisa do PPGBIO-Interação podem ser acessadas através de sua página na internet, disponível em https://amazonia.fiocruz.br/?page_id=15652. Para se inscrever, o candidato precisa ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício, brasileiro ou estrangeiro residentes no Brasil e empregado em instituições públicas de Ensino Superior ou Pesquisa ou no Sistema Único de Saúde (SUS), desde que se mantenha afastado das atividades na instituição de vínculo, com afastamento publicado no DOU, e o vínculo do bolsista não seja com o ILMD/Fiocruz Amazônia. Vínculo empregatício de até 20 horas semanais e estágios são permitidos. As inscrições são gratuitas.

Podem se inscrever os candidatos portadores do título de doutor, obtidos no Brasil ou no exterior com capacidade comprovada de pesquisa e produção condizente com o perfil de pós-doutorado. A área de concentração do PPGBIO-Interação (Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro) será considerada prioritária para o processo seletivo, e incluem como linhas de pesquisa: Eco epidemiologia das Doenças Transmissíveis e Bioquímica, Biologia Celular e Molecular de Patógenos e seus Vetores.

O resultado final do Processo Seletivo será divulgado no dia 05/04/2024 através do seguinte endereço: https://amazonia.fiocruz.br. Ao futuro egresso será outorgado o certificado de Estágio Pós-Doutoral em Ciências, com ênfase em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro, mediante relatório final aprovado pela Coordenação e homologado no colegiado do PPGBIO-Interação.

Seminário promovido pela Fiocruz em Manaus discute integração entre saúde e meio ambiente

A saúde integrada na região amazônica, contribuindo com políticas públicas voltadas aos seus habitantes, será debatida nos próximos dias 19 e 20 de fevereiro, no “Seminário Saúde e Meio Ambiente na Amazônia – Integração para cenários futuros”, etapa Manaus, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O evento ocorrerá no hotel Intercity Premium, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul e integra a segunda parte de debates sobre o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), na Amazônia, discutido num primeiro momento na cidade de Porto Velho (RO), em maio de 2023, e como terceira e última etapa, em Belém (PA), em data a ser definida.

O seminário em suas três etapas tem por objetivo definir uma agenda de trabalho que contemple projetos estruturantes e integradores nas temáticas saúde e ambiente visando questões estratégicas, os desafios sanitários e de atenção à saúde e conservação da região, compreendendo o protagonismo da Amazônia, na perspectiva de fortalecimento do SUS, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação na região amazônica.

As três etapas do seminário contam com a organização do Ministério da Saúde, Instituto Leônidas & Maria Deane (LMD/Fiocruz Amazônia), Instituto Evandro Chagas, Fiocruz Rondônia, Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Pará (Cosems-PA) e Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento contará com a participação de secretarias de Saúde do Amazonas, com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM).

EXPECTATIVAS

“É com muita alegria, que vamos fazer a segunda etapa do Seminário Saúde e Meio Ambiente na Amazônia, pensando numa integração que entendemos como necessária para o fortalecimento da ciência, da tecnologia e da inovação e do Sistema Único de Saúde”, avalia a Chefe de Gabinete da Presidência e coordenadora de Estratégias de Integração Regional e Nacional da Fiocruz, Zélia Profeta. Segundo ela, a iniciativa do Seminário deu origem à criação de um movimento que envolve atores estratégicos da região amazônica. “Junto com a academia, as instituições de ensino, os movimentos sociais, gestores, diferentes atores pensando a região e como podemos fortalecer a ciência e o Sistema Único de Saúde nos seus mais diferentes aspectos e complexidades”, salienta.

Conforme Zélia, na etapa Manaus, a intenção é a de definir projetos para serem desenvolvidos na região e a partir daí iniciar a busca por financiamentos. “Convidamos diferentes instituições que atuam com financiamento também para discutirmos a possibilidade de custear projetos relacionados à vigilância, com preparação e resposta aos grandes desastres que têm a ver com saúde, educação nos seus mais diferentes aspectos na região, complexo econômico da saúde, bioeconomia. Um processo complexo, dinâmico, que está dando bons frutos”, observa.

Para o professor da UFPA, Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira, são grandes as expectativas para esta segunda etapa do evento, porque haverá um aprofundamento dos trabalhos iniciados em Porto Velho, em maio do ano passado, definindo estratégias mais sólidas para discutir o desenvolvimento e a saúde na Amazônia brasileira, auxiliando o Ministério da Saúde nesta direção.

“Nesta segunda etapa pretendemos aprofundar a discussão sobre a proposta de termos de forma mais equalizada dentro do Ministério da Saúde e sobre sua condução um plano de saúde para a Amazônia brasileira. Plano no sentido de propostas, para que possamos fazer uma discussão sobre as intervenções do Ministério da Saúde na Amazônia. Este é um momento importante para o Brasil, de resgate da saúde das nossas populações e inclusão definitiva da Amazônia no plano de desenvolvimento do Brasil. A saúde tem um papel importantíssimo nisso”, comenta Paulo.

A diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, destaca a importância do Seminário como uma oportunidade de interação entre Ministério da Saúde, Fiocruz, movimentos sociais e outras instituições da região amazônica convidadas a participarem dos dois dias de discussões. “Aguardamos a efetiva participação de todos nesse processo de construção coletiva, pois a partir dele será possível contemplarmos propostas dos mais diferentes segmentos que integram a área da Saúde Coletiva num Plano de Saúde para a Amazônia. Para nós, da Fiocruz da Amazônia, essa é uma oportunidade ímpar”, avalia Stefanie.

O coordenador-geral da Fiocruz Rondônia, Jansen Fernandes de Medeiros, também destaca a importância do seminário para a melhoria da saúde das populações da região, e de que forma os trabalhos irão auxiliar o SUS.  “Este seminário é fruto de uma agenda de debates intensos sobre os desafios da saúde e da pesquisa na região amazônica, e os desdobramentos já podem ser percebidos em um conjunto de ações que envolvem importantes parceiros e instituições qualificadas, formando uma rede de colaborações em defesa da vida e do fortalecimento do Sistema Único de Saúde, especialmente numa região com tantos contrastes. Podemos dizer que, hoje, temos a oportunidade de construir um futuro melhor para as populações da Amazônia e a Fiocruz é parte desse grupo de pessoas engajadas”, analisa.

Fiocruz Amazônia inicia matrícula dos classificados ao Mestrado do PPGBIO-Interação na próxima segunda-feira, 19/02

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), por meio da Vice-Diretoria de Educação, Informação e Comunicação (VDEIC), informa que os candidatos classificados no Processo Seletivo/2023 para o Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro (PGBIO- Interação) devem apresentar a documentação necessária, a partir da próxima segunda-feira, 19/02, para efetivação da matrícula institucional para ingresso no primeiro semestre de 2024.

De acordo com a Chamada Pública 002/2024 (https://amazonia.fiocruz.br/?page_id=28031), as matrículas serão efetivadas entre os dias 19/02 e 23/02/2024, por meio do envio de documentação ao endereço eletrônico acesso.fiocruz.br. A documentação deverá ser digitalizada em formato PDF.

Confira aqui a convocatória.

As etapas seguintes serão: análise dos documentos dos candidatos (24 a 26/02/2024); convocação de candidatos suplentes para matrícula (26/02/2024); análise dos documentos dos candidatos suplentes (27/02 a 01/03/2024); e publicação da lista de matriculados (04/03/2024). As aulas terão início no dia 7/03/2024.

SOBRE O PPGBIO-INTERAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro é curso strictu sensu que tem como essência a dinâmica de transmissão das doenças e as interações moleculares e celulares da relação patógeno-hospedeiro no âmbito da maior biodiversidade mundial. O curso se enquadra na grande área em Parasitologia devido a pesquisa e ensino terem ênfase na eco-epidemiologia e biodiversidade de micro-organismos e vetores; fatores de virulência, mecanismos fisiopatológicos e imunológicos associados na interação parasito-hospedeiro. Estes diversos aspectos são os principais delineadores para escolha da área de concentração da Ciências Biológicas III, por esta ser uma área multidisciplinar e baseada no eixo bioquímica, genética, biológico, celular e molecular. Os alunos recebem uma formação em áreas estratégicas por sua importância e que precisam ser desenvolvidas no Estado

Fiocruz Amazônia inicia matrícula dos classificados ao Doutorado do PPGBIO-Interação na próxima segunda-feira, 19/02

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazõnia), por meio da Vice-Diretoria de Educação, Informação e Comunicação (VDEIC), informa que os candidatos classificados no Processo Seletivo/2023 para o Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro (PGBIO- Interação) devem apresentar a documentação necessária, a partir da próxima segunda-feira, 19/02, para efetivação da matrícula institucional para ingresso no primeiro semestre de 2024.

De acordo com a Chamada Pública 003/2024 (https://amazonia.fiocruz.br/?page_id=28031), as matrículas serão efetivadas entre os dias 19/02 e 23/02/2024, por meio do envio de documentação ao endereço eletrônico acesso.fiocruz.br. A documentação deverá ser digitalizada em formato PDF.

Confira aqui a convocatória.

As etapas seguintes serão: análise dos documentos dos candidatos (24 a 26/02/2024); convocação de candidatos suplentes para matrícula (26/02/2024); análise dos documentos dos candidatos suplentes (27/02 a 01/03/2024); e publicação da lista de matriculados (04/03/2024). As aulas terão início no dia 7/03/2024.

SOBRE O DASPAM

O curso tem como objetivo capacitar pesquisadores para exercitar análises críticas, utilizando, de forma integrada, conceitos e recursos metodológicos da saúde coletiva, biologia parasitária, epidemiologia, ciências sociais aplicadas à saúde, e de outras áreas conexas; Desenvolver modelos analíticos de processos de saúde/doença/cuidados, tomando como referência o quadro epidemiológico, econômico, sócio antropológico, histórico, biológico e ambiental no cenário regional e suas interfaces com os contextos nacional e internacional de globalização da Amazônia; contribuir, teórica e tecnicamente, para a formulação, implementação e gestão de políticas setoriais, bem como atuar, neste campo, na docência e na pesquisa.

PPGBIO-Interação abre inscrições com oferta de vagas para aluno especial

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro (PPGBIO-INTERAÇÃO), do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), por meio da Vice-Diretoria de Ensino, Informação e Comunicação (VEPEIC), estará com inscrições abertas, a partir desta quinta-feira, 15/02, para candidatos externos interessados nas disciplinas oferecidas para o primeiro semestre de 2024. As inscrições ocorrem até a próxima quarta-feira, 21/2.

Confira aqui o edital

A inscrições podem ser feitas por alunos de outros cursos de pós-graduação stricto sensu da Fiocruz; alunos de outros cursos de pós-graduação stricto sensu de outras instituições públicas e/ou privadas; alunos de curso de pós-graduação lato sensu da Fiocruz; alunos de outros cursos de pós-graduação lato sensu de outras instituições públicas e/ou privadas; candidatos com curso de pós-graduação lato sensu concluído, que não estejam no momento da inscrição fazendo outro curso de lato sensu ou cursando stricto sensu. O candidato só poderá se inscrever em apenas uma das cinco categorias oferecidas.

A seleção dos candidatos ocorrerá no período de 23 a 27 de fevereiro de 2024. A divulgação da lista dos candidatos selecionados ocorrerá no dia 8/03/2024, na Plataforma SIGA no endereço eletrônico https://www.sigass.fiocruz.br/pub/inscricao.do?codP=127 e no site do ILMD https://amazonia.fiocruz.br/?page_id=28031. As disciplinas serão ministradas na sede do ILMD/ Fiocruz Amazônia, localizado na rua Teresina, 476, Adrianópolis, Manaus (AM).

SOBRE O PPGBIO-INTERAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro é curso strictu sensu que tem como essência a dinâmica de transmissão das doenças e as interações moleculares e celulares da relação patógeno-hospedeiro no âmbito da maior biodiversidade mundial.

O PPGBIO-Interação se enquadra na grande área em Parasitologia devido a pesquisa e ensino terem ênfase na eco-epidemiologia e biodiversidade de micro-organismos e vetores; fatores de virulência, mecanismos fisiopatológicos e imunológicos associados na interação parasito-hospedeiro.

Estes diversos aspectos são os principais delineadores para escolha da área de concentração da Ciências Biológicas III, por esta ser uma área multidisciplinar e baseada no eixo bioquímica, genética, biológico, celular e molecular. Os alunos recebem uma formação em áreas estratégicas por sua importância e que precisam ser desenvolvidas no Estado.

Editais do Programa Pró-Infra, da Finep, são apresentados à Fiocruz Amazônia

Com R$ 1,2 bilhão em recursos não-reembolsáveis do Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia (FNDCT), disponíveis para investir em projetos voltados à saúde, mobilidade sustentável, resíduos urbanos industriais, mobilidade aérea, energias renováveis, tecnologias digitais, entre outras áreas, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), realizou nesta quinta-feira, 8/2, uma apresentação dos editais do Programa Pró-Infra, lançados em dezembro do ano passado, aos pesquisadores e diretores do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD) Fiocruz Amazônia, na sede da instituição, no bairro Adrianópolis, zona CentroSul.

A exposição e dissolução de dúvidas sobre os três editais – Pró- Infra Expansão 2023, Pró-Infra Recuperação e Pró-Infra Temático – foram realizadas pelo gerente regional da Finep, Rodrigo de Lima.

“A proposta destas apresentações é a de esclarecer todas as dúvidas existentes, quanto a alguns detalhes dos editais, assegurando assim mais tranquilidade aos pesquisadores e às fundações de apoio, submetendo para análise uma proposta mais estruturada e com grandes chances de aprovação”, comentou Rodrigo.

De acordo com ele, a Finep vem fazendo uma série de visitas às instituições, de ensino e pesquisa por todo o país, interessadas em participar dos editais, dando atenção a todas as regiões. O escritório para a região Norte, com sede em Belém (PA), opera desde 2018, atendendo todos os Estados nortistas.

Além da Fiocruz Amazônia, outras instituições de ensino e pesquisa, situadas em Manaus também já foram visitadas, para apresentar os editais do Programa Pró-Infra. O recebimento das propostas iniciou neste mês de fevereiro e vai até abril de 2024.

“Esperamos que todas as instituições apresentem bons projetos, gostaríamos de apoiar todas elas, mas os melhores projetos deverão ser aprovados. A Finep tem uma perspectiva crescente de ter recursos. Em 2023, com o descontingenciamento em leis do FMDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), tivemos o recorde de aplicação de recursos, foram R$ 10 bilhões aplicados em tecnologia e inovação e a gente tem uma perspectiva de aumentar isso em 2024. Temos uma expectativa de aplicação crescente de recursos nos próximos anos”, observou.

IDEIAS

A diretora ILMD/Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, acompanhou a apresentação e as explanações feitas por Rodrigo de Lima considerando-as muito importantes por mostrarem a gama e diversidade de editais que estão abertos pela financiadora, sendo alguns deles novos e que podem ser uma oportunidade para a Fiocruz Amazônia se associar a empresas privadas, ampliando o conjunto de atividades e algumas prestações de serviço, que a instituição já possui habilidade de oferecer.

“Foi um brainstorm muito importante de como captar mais recursos para continuar desenvolvendo pesquisas em prol da sociedade. A nossa expectativa é a de poder apresentar propostas para alguns dos editais que estão abertos, em especial aqueles voltados para a saúde, e construir novas redes de colaboração”, pontuou Stefanie.

Conforme a diretora da Fiocruz Amazônia, a instituição vem obtendo sucesso na aprovação dos editais apresentados à Finep, em especial nos específicos voltados para a Amazônia.

“A Finep é responsável pelo incremento ao nosso parque tecnológico, bastante contundente”, concluiu.

PROPOSTAS

O edital Pró-infra Expansão 2023 tem por objetivo fomentar a pesquisa no país, por meio da compra de equipamentos e sua modernização, aumentando a capacitação dos parques brasileiros, tornando-os equiparáveis aos grandes centros do mundo. Serão R$ 500 milhões de recursos não-reembolsáveis. São elegíveis entidades (universidades e empresas) públicas e privadas que poderão encaminhar de um a 5 subprojetos. O valor financiado, por projeto, dependerá do número de doutores da entidade Mais de 3 mil, R$ 25 milhões. Até 300, R$ 5 milhões.

A chamada Pró-infra Recupera destina-se à recuperação e atualização de infraestruturas de pesquisa, de modo a criar um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro com qualidade internacionalmente reconhecida, bem como aumentar a competitividade do país em diversas áreas de conhecimento.

Serão R$ 200 milhões em recursos não reembolsáveis do FNDCT. No mínimo 30% desses recursos serão aplicados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, desde que haja projetos destas instituições considerados meritórios, conforme os critérios estabelecidos no edital. São elegíveis Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) que poderão apresentar até cinco projetos.

A chamada pública Finep/MCTI Centros Temáticos traz uma novidade, com a proposta de fortalecer Centros de Pesquisa Científica e Tecnológica, aliando o financiamento à implantação e melhoria de sua infraestrutura a projetos de pesquisa que necessitem dela para seu desenvolvimento, em cinco áreas temáticas: transição energética, transição ecológica, transformação digital, saúde e defesa. O edital busca ainda fomentar a cooperação entre grupos de pesquisa e proporcionar condições para o crescimento e a consolidação da pesquisa científica e tecnológica nas regiões onde se localizem.

Todos os editais pretendem, ainda, criar uma cooperação entre os Centros de Infraestrutura de Pesquisa Científica e Tecnológica e as Fundações de Amparo à Pesquisa (Faps), de forma a garantir a sustentabilidade e a operacionalidade dos laboratórios, por meio do custeio da manutenção de equipamentos, da solução de problemas e desafios impostos pela própria atividade.

— — —

Texto – Síntia Maciel (ILMD/Fiocruz Amazônia) Assessoria Finep

Fotos – Eduardo Gomes (ILMD/Fiocruz Amazônia)

Dados registrados

Número de registro, nome da espécie, autor, variedade, observação taxonômica, anamorfo, teleomorfo, número da coleção, data de entrada, doador, data e local de isolamento, identificação segundo o doador, nome antigo, coleções onde está depositada, substrato, hospedeiro, categoria do tipo, sexualidade, modo de preservação, fotos e imagens macro e microscópicas, aplicações e outras informações.

Público alvo

Pesquisadores, empresas privadas, instituições de pesquisa e outras coleções de cultura.

Serviços oferecidos

Aquisição, depósito, distribuição, preservação de bactérias, fungos filamentosos, leveduras e plasmídeos;

Caracterização de microrganismos, pesquisa e treinamento;

Realiza cursos sobre sistemática em fungos filamentosos, presta serviço de consultoria, emitindo laudos técnicos a terceiros. Orientação de teses de mestrado, doutorado e pessoal técnico especializado.

Coleção de Bactérias
Coleção de Fungos

Curadora

Ormezinda Celeste Cristo Fernandes

Contato

E-mail – ofernandes@amazonia.fiocruz.br
Endereço para correspondência – Rua Teresina, 476 – Adrianópolis – CEP – 69057-070

Fone: (92) 3621-2337 Fax: (92) 3621-2399