Fiocruz Amazônia abre processo seletivo para bolsa de Pós-Doutorado Estratégico

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) deu início, nesta quarta-feira, 21/02, às inscrições ao processo seletivo simplificado para concessão de bolsa de Pós-Doutorado Estratégico no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A Chamada Pública, número 004/2024, pode ser acessada pelo link https://amazonia.fiocruz.br/?page_id=42162. O objetivo é o de integrar um pesquisador às atividades vinculadas às Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro (PPGBIO-Interação). Caso o programa disponha de novas cotas de bolsas da mesma natureza, a critério da Coordenação, elas poderão ser redirecionadas para a seleção.

As Linhas de Pesquisa do PPGBIO-Interação podem ser acessadas através de sua página na internet, disponível em https://amazonia.fiocruz.br/?page_id=15652. Para se inscrever, o candidato precisa ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício, brasileiro ou estrangeiro residentes no Brasil e empregado em instituições públicas de Ensino Superior ou Pesquisa ou no Sistema Único de Saúde (SUS), desde que se mantenha afastado das atividades na instituição de vínculo, com afastamento publicado no DOU, e o vínculo do bolsista não seja com o ILMD/Fiocruz Amazônia. Vínculo empregatício de até 20 horas semanais e estágios são permitidos. As inscrições são gratuitas.

Podem se inscrever os candidatos portadores do título de doutor, obtidos no Brasil ou no exterior com capacidade comprovada de pesquisa e produção condizente com o perfil de pós-doutorado. A área de concentração do PPGBIO-Interação (Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro) será considerada prioritária para o processo seletivo, e incluem como linhas de pesquisa: Eco epidemiologia das Doenças Transmissíveis e Bioquímica, Biologia Celular e Molecular de Patógenos e seus Vetores.

O resultado final do Processo Seletivo será divulgado no dia 05/04/2024 através do seguinte endereço: https://amazonia.fiocruz.br. Ao futuro egresso será outorgado o certificado de Estágio Pós-Doutoral em Ciências, com ênfase em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro, mediante relatório final aprovado pela Coordenação e homologado no colegiado do PPGBIO-Interação.