Fiocruz Amazônia leva atividades científicas para Parintins durante 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025 com apoio da Fapeam

O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) levará uma série de atividades científicas, entre os dias 20 e 23/10, durante a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2025, para os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Parintins, na Calha do Baixo Amazonas, a 369 quilômetros de Manaus. O intuito é de promover a interiorização da Ciência, como forma de despertar o interesse de jovens estudantes de municípios do Amazonas pela Ciência, por meio da divulgação científica e a popularização da Ciência. Serão realizadas rodas de conversas, oficinas, exposições e palestras com temas científicos ligados à temática da 22ª SNCT. Este ano, o evento terá como tema “Planeta Água – Cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. A Semana Nacional de Ciencia e Tecnologia é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em todo o País.

A Fiocruz participa anualmente da iniciativa, buscando sempre ampliar o alcance das suas atividades, junto às escolas da rede pública e parceiros na capital e interior. Este ano, o ILMD/Fiocruz Amazônia estará presente também no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), no mezanino do Manauara Shopping, em Manaus, com atividades nos dias 21 e 22/10. Entre as atividades, mostra de vídeos, exposições, roda de conversa, jogos e um circuito ambiental pelo buritizal mantido preservado pelo centro de compras. As ações integram o Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação no Amazonas (POP CT7I), desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

No IFAM-Campus Parintins, as atividades serão realizadas para os estudantes das nove turmas nas modalidades Integrado ao Ensino Médio e Técnico. A instituição possui aproximadamente 800 alunos matriculados nos cursos oferecidos pela instituição (Administração, Agropecuária, Informática, Meio Ambiente e Recursos Pesqueiros), oferecendo também os cursos de graduação Engenharia de Software e Gestão Comercial. Os alunso poderão participar da oficina de vídeos digitais para divulgar ciência (DigiCiência), mostra de vídeos “Ciência e Saúde na Amazônia (CiênciaPop e InovaPop Fiocruz Amazônia)”, roda de conversa sobre “Educação Ambiental, Doenças de Veiculação Hídrica e Importância da Qualidade da Água”, a exposição “Pesquisa Participativa: Integrações entre Saberes Amazônicos, a Oficina “Aventura Molecular – Planeta Água: Comparando Métodos de Análise do PH da Água”, a exposição “InovaPop: Pesquisas Científicas e Inovação Tecnológica em Saúde”, o jogo Tapetão dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) e a exposição “Desvendando o Ciclo de Vida do Parasita da malária”.

No ECAM Manauara, por sua vez, acontecerão a mostra de vídeo “Ciência e Saúde na Amazônia (CienciaPop e InovaPop: Fiocruz Amazônia)”, a exposição “Metamorfose dos Insetos: Entre a Gota d’água e o Bater das Asas”, a roda de conversa sobre “Educação Ambiental, Doenças de Veiculação Hídrica e a Importância da Qualidade da Água”, a exposição “Pesquisa Participativa: Integrações entre Saberes Amazônicos” e as exposições “Aventura Molecular” e “Pesquisa Científica, Inovação Tecnológica e  Inteligência Artificial para Agilizar o Diagnóstico da Malária”, além do jogo Tapetão dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) e o Circuito Ambiental. O ECAM (Espaço da Cidadania Ambiental) é aberto para quem quiser conferir.

QUALIDADE DA ÁGUA

As doenças de veiculação hídrica, suas formas de contaminação e a importância da higiene para evitá-las por meio da lavagem correta das mãos serão alguns dos temas a serem abordados durante a roda de conversa sobre “Educação Ambiental, Doenças de Veiculação Hídrica e Importância da Qualidade da Água”. No Espaço ECAM, a atividade será coordenada pela bióloga e pesquisadora-tecnóloga da Fiocruz Amazônia, Luciete Almeida, responsável pelo Núcleo de Bacteriologia do Laboratório Diversidade Microbiana da Amazônia com Importância para a Saúde (DMAIS). No IFAM Campus Parintins, a atividade será conduzida pela bióloga Dandara Brandão, bolsista do DMAIS, que trabalha com as coleções biológicas da Fiocruz Amazônia.

A oficina de vídeos DigiCiência, no IFAM Parintins, será ministrada pelo professor e jornalista mestre em Ciências da Comunicação, Helder Mourão. Segundo ele, a oficina tem o objetivo de trabalhar com a divulgação científica em vídeos curtos. “O audiovisual é o tipo de mídia que mais chama a atenção da população para diversos temas e é importante que possamos divulgar a ciência nesse formato, seja por meio de pesquisadores, doutores, pós-doutores, estudantes de iniciação científica ou mesmo pelo público que está no Ensino Médio ou no Médio Técnico, que tem em vista conhecer mais e divulgar a Ciência. Portanto, na oficina, vamos conhecer um pouco do mundo da divulgação científica, quem produz divulgação cientifica no Brasil  e entender um pouco sobre a ferramenta, trabalhar com criação, filmagem, roteirização e edição de vídeos, tendo em vista todos os cuidados de combater a desinformação e divulgar a ciência de forma qualitativa para a sociedade”, explica Mourão.

MUDANÇAS DO PH

Mestre em Hematologia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Maria Gabriella Santos Vasconcelos vai ministrar, em Parintins, a oficina “Aventura Molecular – Planeta Água: Comparando Métodos de Análises do PH da Àgua”. Ela explica que se baseou no tema da SNCT deste ano – “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território” – para compor a oficina. “Montamos um protocolo simplificado para avaliar diferentes métodos de medição de PH, comparando técnicas caseiras e comerciais, como solução de “água de repolho” e fitas de ph de laboratório. A partir disso, vamos simular um ambiente com ‘alterações climáticas’, expondo diferentes tipos de água (água da chuva, água mineral, água com gás e água de rio) a calor e frio intenso e observar as mudanças no pH e como elas podem influenciar na qualidade da água de forma diferente”, adianta.

As atividades acontecerão ao longo dos dias 20, 21, 22 e 23/10, no laboratório de informática do IFAM Campus Parintins e nas salas de aula, que estarão identificadas, das 9h às 16h, com intervalo para almoço entre 11 e 13h. No Espaço Ecam do Manauara, as atividades ocorrerão entre 10h e 17h.

ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa

Imagem: Mackesy Nascimento