Fiocruz Amazônia realiza VII Workshop Estratégico de Educação com acolhida à nova turma do Doutorado em Saúde Pública na Amazônia

Com a acolhida à nova turma de aprovados no Doutorado em Saúde Pública na Amazônia (DASPAM), formada por 24 alunos (o maior grupo de ingressantes desde a criação do curso), o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) realizou no dia 3/09 o VII Workshop Estratégico de Educação, promovido pela Vice-Diretoria de Educação, Informação e Comunicação (VDEIC). Os alunos foram recebidos pela diretora de Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, que destacou a importância da formação propiciada pelo curso – oferecido em associação com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – e pelo vice-diretor de Educação, Informação e Comunicação, Cláudio Peixoto.

“Todos vocês terão papel importante na disseminação, apoio e promoção de melhorias no Sistema Único de Saúde e serão porta-vozes do quanto o SUS é importante. Parabéns pelo ingresso ao DASPAM e por fazerem parte de três instituições de grande peso. A UFAM, com sua história mais longínqua, a Fiocruz e sua trajetória de 31 anos e a UEA, mais recente, porém com um peso importante para a formação acadêmica no Estado do Amazonas”, ressaltou Stefanie Lopes, desejando 48 meses (tempo de duração do Doutorado) profícuos para os discentes e as instituições.

Esta é a 5ª turma do curso de Doutorado Acadêmico em Saúde Pública na Amazônia. O encontro potencializa o processo de integração dos discentes que ingressaram neste ano. Na ocasião, a equipe de Ensino realizou uma exposição dos serviços e fluxos, no intuito de auxiliar na inserção dos discentes, no contexto da pós-graduação e no acompanhamento de sua vida acadêmica.

O vice-diretor de Educação, Comunicação e Informação da Fiocruz Amazônia, Claudio Peixoto, falou sobre a importância do momento para os discentes e uma breve apresentação dos cursos oferecidos pelo ILMD/Fiocruz Amazônia. “O Workshop marca o início de uma jornada acadêmica desafiadora e enriquecedora, fundamentada na busca por conhecimentos e práticas inovadoras em Saúde Pública. A acolhida que oferecemos vai além de uma simples recepção; representa o começo de uma relação de apoio, crescimento acadêmico-profissional e compartilhamento de experiências e saberes”, destacou.

“Aqui, os novos discentes terão a oportunidade de se aprofundar em temas relevantes e atuais da Saúde Pública, desenvolver pesquisas científicas inovadoras e contribuir para a melhoria da saúde da população amazônica. Nossa equipe está comprometida em proporcionar todo o suporte necessário para o êxito dos seus objetivos acadêmicos, profissionais e compartilhar essa jornada de aprendizado, crescimento e desenvolvimento. Sejam bem-vindos!  Estamos aqui para apoiá-los em cada etapa dessa importante jornada, oferecendo um ambiente acadêmico inclusivo, estimulante e de sucesso”, enfatizou Cláudio Peixoto.

O DASPAM foi instituído com a missão de formar docentes e pesquisadores altamente qualificados para produção de conhecimento científico, acadêmico e tecnológico, comprometidos com a busca de soluções que possam contribuir com transformações sociais e as melhorias das condições de saúde e vida de populações na Amazônia. O curso tem como objetivo capacitar pesquisadores para exercitar análises críticas, utilizando de forma integrada, conceitos e recursos metodológicos da saúde coletiva, biologia parasitária, epidemiologia, ciências sociais aplicadas à saúde, e de outras áreas conexas.

Além disso, o DASPAM visa desenvolver modelos analíticos de processos de saúde/doença/cuidados, tomando como referência o quadro epidemiológico, econômico, socioantropológico, histórico, biológico e ambiental no cenário regional e suas interfaces com os contextos nacional e internacional de globalização da Amazônia, bem como contribuir, teórica e tecnicamente, para a formulação, implementação e gestão de políticas setoriais, bem como atuar, neste campo, na docência e na pesquisa.

“A participação dos discentes é vital para o início dos estudos neste doutorado. É de suma importância conhecer os regulamentos que irão reger os próximos anos de estudos. Vale ressaltar, que fazer um doutorado não se limita a meramente cursar as disciplinas e desenvolver uma tese. Viver o dia a dia de uma instituição como a Fiocruz, que todos os dias oferece oportunidades de desenvolvimento e conhecimento, é aproveitar uma chance de ouro e poder proporcionar a si mesmo uma jornada acadêmica extremamente rica”, explica Eduardo Garcia, Chefe do Serviço de Secretaria Acadêmica (SECA).

Os discentes foram saudados também pelo pesquisador em Saúde Pública Júlio César Schweickardt, coordenador do DASPAM/Fiocruz Amazônia, pelo pesquisador em Saúde Pública Pritesh Lalwani, presidente da Comissão de Biossegurança do ILMD/Fiocruz Amazônia, a coordenadora do Programa de Vocação Científica (Provoc), da Fiocruz Amazônia, Anizia Aguiar, e o chefe da Biblioteca Dr Antonio Levino, Ycaro Verçosa.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa

Fotos: Júlio Pedrosa