Centro de Estudos vai abordar o tema “Paratransgênese aplicada à saúde pública: estratégia alternativa para bloquear a transmissão de Plasmodium por mosquitos vetores da malária”

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) apresenta na sexta-feira, 12/09, às 10h (horário Manaus), a palestra “Paratransgênese aplicada à saúde pública: estratégia alternativa para bloquear a transmissão de Plasmodium por mosquitos vetores da malária”, a ser ministrada pelo pesquisador em Saúde Pública Elerson Matos Rocha, vinculado ao Laboratório de Diversidade Microbiana da Amazônia (DMAIS), do ILMD/Fiocruz Amazônia.

A palestra será moderada pela pesquisadora Ormezinda Fernandes, chefe do Laboratório DMAIS, e transmitida via Plataforma Zoom, através do link: https://us06web.zoom.us/j/89672801392?pwd=1RDO3nrXo2s6vcjW0e3of3qWugJOXO.1, utilizando ID da Reunião (896 7280 1392) e Senha de acesso (838391)

Na oportunidade, Elerson abordará a malária como um dos maiores desafios de saúde pública na Amazônia, ressaltando o papel central desempenhado pelos mosquitos do gênero Anopheles na transmissão dos protozoários do gênero Plasmodium. “Nesse contexto, compreender a biologia dos vetores e os mecanismos que sustentam a transmissão é essencial para o desenvolvimento de novas estratégias de controle. A paratransgênese surge como uma alternativa inovadora, baseada no uso de bactérias simbióticas naturalmente associadas aos mosquitos, modificadas para bloquear o desenvolvimento do parasita”, explica o pesquisador.

Elerson destaca que essa abordagem permite interferir diretamente no ciclo do patógeno dentro do vetor, reduzindo a capacidade de transmissão sem comprometer o ambiente. “Apresentarei resultados de pesquisas realizadas na Amazônia, que exploram a diversidade microbiana associada a mosquitos vetores e identificam linhagens bacterianas com potencial para aplicação em paratransgênese. Esses estudos revelam tanto os avanços já alcançados quanto os desafios que ainda precisam ser superados, incluindo questões técnicas, ecológicas e de biossegurança”, enfatiza.

O debate dará oportunidade também aos participantes discutirem acerca das perspectivas para o uso da paratransgênese como uma estratégia complementar às medidas tradicionais de controle vetorial, destacando seu potencial impacto na redução da transmissão da malária e outras doenças de relevância para a saúde pública na região amazônica.

SOBRE O PALESTRANTE

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA, 2012), Elerson Rocha é mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA, 2015), com estudo comparativo da microbiota bacteriana cultivável associada a Anopheles darlingi e seu habitat. Doutor em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM, 2020), desenvolvendo o projeto Seleção de espécies bacterianas cultiváveis, simbiontes de Anopheles darlingi, para o controle da malária por paratransgênese.

Em junho de 2022, concluiu o primeiro pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, Botucatu/SP),  focado em mosquitos transgênicos (Aedes aegypti) utilizando CRISPR/Cas9, e outro pós-doutorado em dezembro de 2023 na UNESP, Botucatu/SP, com estudos sobre sistemas de atração e marcação de mosquitos, controle de mosquitos por laser e aplicação de agentes de controle com drones.

Em 2024, foi pesquisador bolsista no Programa de Capacitação Institucional (PCI) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), investigando a eficácia de bactérias simbiontes de Anopheles darlingi na inibição do desenvolvimento de Plasmodium vivax.

SOBRE O CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde. Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa

Imagem: Mackesy Nascimento