Fiocruz Amazônia inicia processo de seleção dos estudantes do Ensino Médio para a edição 2025 do Programa de Vocação Científica
A Coordenação do Programa de Vocação Científica (Provoc), do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), se reuniu nesta quarta-feira (3/09) para discutir o andamento do processo de seleção de estudantes de quatro escolas de Ensino Médio da Rede Estadual (Escola Estadual Sant’Ana, Escola Ângelo Ramazzotti, Escola Estadual Dom Pedro II e Escola Terezinha), de Manaus, que participarão como bolsistas do programa este ano. O programa é uma proposta educacional de iniciação científica destinada a jovens do Ensino Médio, com o objetivo de estimular a aprendizagem de conhecimentos técnicos e científicos por meio da experimentação de práticas de pesquisa.

De acordo com a coordenadora do Provoc, Anízia Aguiar, o programa este ano teve um total de 59 inscritos e 22 selecionados. “Os candidatos precisaram escrever uma Redação em que demonstrassem conhecimento a respeito do papel da Fiocruz na sociedade, além de demonstrar o seu interesse em ingressar no Programa. A pergunta principal era: Por que devo ser selecionado(a) para o Provoc?”, explica Anizia. Os aprovados nessa etapa foram entrevistados por um dos membros da equipe do Provoc ILMD/Fiocruz Amazônia – Edilson Soares (Gabinete Institucional), Marizete Duarte (Vice-Diretoria de Pesquisa e Inovação – VDPI), Josy Caldas (Laboratório Diversidade Microbiana da Amazônia com Importância para a Saúde – DMAIS), Tatiane Guimarães (VDPI), além das coordenadoras do Provoc Anízia Aguiar (Vice-Diretoria de Educação, Informação e Comunicação – VDEIC), Priscila Aquino (DMAIS) e Ormezinda Fernandes (DMAIS), que em 2025 passou a coordenar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PBIC.
O Provoc é dividido em duas etapas: Iniciação e Avançado. A etapa Iniciação tem duração de 12 meses e é destinada a alunos do primeiro ano do Ensino Médio, enquanto a etapa Avançado tem duração de 22 meses e é destinada a alunos que concluíram a etapa Iniciação e estão cursando o segundo ano do Ensino Médio. Durante essas etapas, os estudantes desenvolvem projetos de pesquisa em ciência e tecnologia em saúde, sob a orientação de pesquisadores da Fiocruz.

“A reunião discutiu os detalhes do início das atividades do programa, incluindo a seleção de estudantes, a definição de orientadores e a estruturação dos projetos de pesquisa”, enfatiza Anízia, ressaltando que o cronograma de atividades prevê a finalização do processo de matrícula dos selecionados até o dia 26/09/2025, com ingresso imediato no Programa. Na sequência, a coordenação fará um evento de acolhimento dos novos bolsistas, com a participação dos pais e dos professores/gestores das escolas de Ensino Médio, além dos orientadores e da coordenação local e nacional do programa.
SOBRE O PROVOC
O Provoc busca promover a iniciação científica e contribuir para a melhoria da qualidade da formação de estudantes do ensino fundamental e médio. Os estudantes que participam do Provoc têm a oportunidade de desenvolver habilidades importantes, como pesquisa bibliográfica, leitura e fichamento de textos científicos, e elaboração de relatos de atividades. Além disso, o programa organiza eventos científicos, como a Jornada de Iniciação Científica e a Semana de Vocação Científica, onde os estudantes podem apresentar seus trabalhos e trocar experiências.
Com o início das atividades do Provoc, a Fiocruz Amazônia reafirma seu compromisso com a formação de jovens cientistas e a promoção da ciência e tecnologia na região. “O processo de seleção de 2025 constatou que o Provoc é um programa estratégico para a Fiocruz por sua capacidade de promover inclusão social e oportunidade de ascensão intelectual para jovens estudantes do Ensino Médio”, finaliza a coordenadora.
ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa
Fotos: Júlio Pedrosa /Ascom e Tatiane Figueiredo / VDPI