PPGVIDA e DASPAM tem docentes selecionados para o 1º Curso de Fortalecimento da Pós-Graduação em Saúde Coletiva na Fiocruz Brasília

Docentes dos cursos do Programa de Pós-Graduação em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA) e Doutorado Acadêmico em Saúde Pública na Amazônia (DASPAM), oferecidos respectivamente pelo Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e em associação com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), estarão participando do 1º Curso de Fortalecimento da Pós-Graduação em Saúde Coletiva Brasileira, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) entre os dias 28/07 e 1º de agosto, na sede da Fiocruz Brasília, com carga horária de 40 horas.

Os professores-doutores Antonio Arciley Balieiro e Tiótrefes Gomes Fernandes estão entre os 45 representantes de Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva das cinco regiões do País selecionados para a formação, liderada pela Diretoria da Abrasco, juntamente com os representantes da área de Saúde Coletiva na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento e a qualificação dos programas de pós-graduação em Saúde Coletiva, promovendo a troca de experiências, a articulação entre instituições e o fortalecimento da área como campo acadêmico e político.

A Abrasco divulgou no último dia 10/06 o resultado da seleção de participantes. Como previsto no edital, a formação priorizou programas que estão em acompanhamento (A) ou que obtiveram conceitos 3 e 4 na última Avaliação Quadrienal da CAPES. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Abrasco, a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SEGETS/MS) e a Diretoria de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (DAV/CAPES). As atividades serão realizadas presencialmente, na sede da Fiocruz Brasília. O curso resultou da Chamada Pública Nº 02/2025.

Antonio Balieiro possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Amazonas (2004), mestrado em Estatística Aplicada e Biometria pela Universidade Federal de Viçosa (2008) e Doutorado em Ciências pelo Programa de Biologia Parasitária no Instituto Oswaldo Cruz – IOC/Fiocruz (2021). Atualmente é servidor público do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), com o cargo de tecnologista em Saúde Pública atuando na área de estatística. Têm experiência na área de estatística aplicada, com ênfase em técnicas de estatística espacial, ensaios clínicos, métodos linkage e Bioestatística. Tem interesse em modelos matemáticos e estatísticos aplicados em malária vivax, data science, inferência bayesiana, misturas de distribuição, modelagem de inflação de zeros, modelos mistos e análises de sobrevivência.

Tiótrefis Gomes Fernandes é graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. È Doutor em Ciências Médicas pela USP. Docente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com experiência em ensino, pesquisa, extensão e gestão. Atualmente leciona e orienta nos cursos de: Graduação em Fisioterapia (FEFF-Ufam); Mestrado em Ciências do Movimento Humano (PPGCiMH, FEFF-Ufam), Mestrado em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA, Fiocruz), e Doutorado em Saúde Pública na Amazônia – Daspam (associação entre Fiocruz, Ufam e UEA). Principais áreas de estudo e atuação: epidemiologia em saúde de populações amazônicas, epidemiologia de doenças crônicas e fisioterapia na saúde coletiva.

O vice-diretor de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz Amazônia, Cláudio Peixoto, avalia como positiva a oportunidade obtida pelos docentes dos programas de pós-graduação da Fiocruz Amazônia. “Esta participação representa um passo importante para nossos programas de pós-graduação. A formação oferecida pela Abrasco proporcionará aos nossos docentes ferramentas para o aprimoramento contínuo dos programas PPGVIDA e DASPAM. Ter representantes da Fiocruz Amazônia entre os 45 selecionados de todo o país reforça nosso compromisso com a excelência acadêmica e a relevância das pesquisas em Saúde Coletiva na região. Certamente, a troca de experiências com outros programas nacionais contribuirá para o fortalecimento de nossa pós-graduação e para a consolidação da Saúde Coletiva na Amazônia. Parabenizamos os docentes Antonio Balieiro e Tiótrefis Fernandes, e o trabalho de docentes, coordenadores e de toda nossa equipe acadêmica”, destacou o vice-diretor.

ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa

Fotos: Júlio Pedrosa