Fiocruz Amazônia reúne em Manaus para formação do Projeto Começo Meio Começo 140 agentes comunitários de saúde de 11 municípios do Amazonas

O Projeto Começo, Meio e Começo, de Formação de Trabalhadores e Trabalhadoras que atuam no Cuidado em Saúde das populações do Campo, Floresta e Águas, desenvolvido pela Fiocruz Amazônia com o apoio do Ministério da Saúde, prossegue com as formações dos profissionais de saúde que atuam nos territórios, desta vez reunindo em Manaus 140 trabalhadores e trabalhadoras de Atenção Primária de 11 municípios do Estado do Amazonas. Estão presentes ACS de Barcelos, Canutama, Carauari, Manaquiri, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Tapauá, Iranduba, Lábrea, Rio Preto da Eva e Manaus. O treinamento terá três dias de duração, encerrando-se nesta sexta-feira, 21/03, acontecendo no Tropical Business, na Ponta Negra.

O evento foi aberto na quarta-feira, 19/03, com a presença da diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, juntamente com o pesquisador sanitarista da Fiocruz Amazônia, Júlio César Schweickardt, que é coordenador geral do projeto; a secretária de Direitos Humanos do Conselho Nacional de Populações Extrativistas, Silvia Elena Moreira Batista, representante do Grupo da Terra; e da chefe do Núcleo de Promoção do Respeito à Diversidade da Semsa-Manaus, Liege Franco de Sá.

O objetivo da formação é contribuir com a implementação da Política Nacional da Saúde Integral das Populações do Campo, Floresta e Águas”, criada em 2011 pelo Governo Federal, visando melhorar o nível de saúde dessas populações por meio de ações que busquem a qualificação do acesso aos serviços de saúde bem como a redução de riscos à saúde, decorrentes dos processos de trabalho e das inovações.

Stefanie Lopes agradeceu o empenho de todos os participantes para estarem presentes à formação. “É sempre uma alegria ter a oportunidade de estar numa atividade com a presença dos profissionais do SUS que atuam na ponta. Quero agradecer a cada um de vocês pelo esforço de estarem aqui participando deste projeto que é um grande desafio para todos os envolvidos”, afirmou a diretora, observando que as formações estão acontecendo com quase 70% das turmas formadas.

Ao todo, os facilitadores do Projeto Começo Meio Começo atuarão em 33 polos educacionais, nos Estados do Tocantins, Maranhão, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima, Pará e Amazonas, em encontros com duração mínima de três dias, trabalhando temáticas diversas, ligadas ao cotidiano dos lugares, a exemplo das questões de violência, injustiça e racismo ambiental e situações de intoxicação causadas pelo uso de agrotóxicos e mercúrio. O projeto pretende atingir até 3.500 trabalhadores e trabalhadoras da Saúde.

“Estamos aqui em Manaus e paralelamente estão acontecendo formações em Belém (PA), São Luiz (MA), Porto Velho (RO) e Tefé (AM). Já realizamos atividades também no Tocantins, Parintins e Abaetetuba, numa verdadeira força tarefa para conseguir reunir as equipes, com o apoio das secretarias municipais de Saúde, por meio do Conselho de Secretários de Saúde dos Estados envolvidos”, explica Júlio Schweickardt.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa

Fotos: Júlio Pedrosa