Fiocruz Amazônia leva curso de atualização do QualificaSUS para Autazes (AM)
O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), por meio da Vice-Diretoria de Educação, Informação e Comunicação (VDEIC), firmou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Autazes, a 110 quilômetros de Manaus, para a realização de um curso de atualização voltado para os agentes comunitários de saúde, em atuação nas zonas urbana, rural e ribeirinha do município, por meio do Programa QualificaSUS. No último dia 14/02, a vice-diretora de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz Amazônia, Rosana Parente, se reuniu com o titular da pasta do município, Rainer Figueiredo, com a finalidade de apresentar oficialmente o programa, que se encontra em sua fase II de execução, e definir as obrigações de cada um dos entes para a realização da iniciativa.
Criado em 2019, o Programa QualificaSus tem como objetivo qualificar o corpo de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Amazonas e órgãos parceiros, a fim de proporcionar um serviço de melhor qualidade e efetividade aos usuários do SUS, no nível de Atenção Básica. Rainer Figueiredo destacou a importância da cooperação com a Fiocruz Amazônia no sentido de potencializar a Saúde Pública no município, proporcionando maior qualidade no atendimento da população.
De acordo com Rosana Parente, a finalidade da reunião foi a de promover a aproximação com a nova gestão da Saúde no município. “Apresentamos o Programa QualificaSUS 2, que tem Autazes entre os municípios programados para receber cursos para os Agentes Comunitários de Saúde em serviço e definimos as atribuições por parte da Prefeitura de Autazes e da Fiocruz Amazônia”, afirmou. Os demais municípios que receberão as formações nesta fase 2 do QualificaSUS são Itapiranga, Manaquiri, Manicoré, Nova Olinda do Norte, Novo Airão e Presidente Figueiredo. Autazes será o segundo município contemplado na atual fase, depois de Manaus, que já teve formados 203 ACS que atuam na Atenção Básica, entre os meses de outubro e dezembro do ano passado.
Na primeira fase do Programa, foram formados 6.476 profissionais da Atenção Básica, entre agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes comunitários de endemias (ACE). Na parceria, além dos cursos, o ILMD/Fiocruz Amazônia oferece os facilitadores, mobilidade dos facilitadores (Manaus/município/Manaus), material didático, datashow, notebook, sistema de inscrição e certificado. Às secretarias municipais de saúde cabem a liberação dos ACS e ACE para participar do curso, lista dos selecionados para os cursos, salas de aula para 50 pessoas com ar-condicionado preparada para receber notebook e datashow e apoio para mobilidade no município.
Criado por meio de emenda parlamentar do senador Omar Aziz, o QualificaSUS já ofertou cursos de formação e atualização em todos os 61 municípios do Amazonas, além da capital Manaus. Além dos cursos de formação inicial para ACS e ACE (Agentes de Combate a Endemias), também oferece especialização e mestrado para trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), capacitados sob um modelo pedagógico pautado na integração ensino-serviço, levando em conta a realidade de cada localidade e respeitando o conhecimento e a experiência dos alunos. Os cursos contam com a parceria do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM).
ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa
Fotos: Júlio Pedrosa