Fiocruz Amazônia recebe representantes da Unidade de Controle Interno da Fiocruz/RJ para orientações e compartilhamento de boas práticas
O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) recebeu, durante dois dias, 05 e 06/11, a visita técnica de representantes da Unidade de Controle Interno (UCI), da Fiocruz, com a finalidade de discutir temas ligados ao controle interno do ILMD/Fiocruz Amazônia e promover o compartilhamento de boas práticas visando um melhor desempenho de atividades desenvolvidas na unidade. Cleber Luiz Dias de Araújo, chefe da UCI, e Murilo Oliveira, analista, foram recebidos pelo vice-diretor de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Aldemir Maquiné, representando a diretora da unidade, Stefanie Lopes. Nos dois dias de programação, foram feitas explanações sobre a estrutura de funcionamento da UCI e o arcabouço legal de criação da Controle Interno da Fiocruz, para a plateia formada por servidores e colaboradores terceirizados que trabalham sobretudo da área gerencial, estratégica, patrimonial e de licitações e contratos.
Cleber Araújo explica que a UCI é vinculada à Presidência da Fiocruz e tem como objetivo prioritário fortalecer os controles internos das unidades da instituição, em todo o País, visando um melhor desempenho de suas atividades. As visitas técnicas estão entre as ações desempenhadas pela UCI para a troca de conhecimento e boas práticas, especialmente nas áreas relacionadas a licitações e contratos administrativos. “Para nós, enquanto Fiocruz, as áreas de licitações e contratos são de grande implicação para a integridade institucional e por isso pesamos um pouco a mão para que possamos trabalhar juntos e melhorar esses processos. Muitas vezes, levamos de volta para o RJ questões as mais diversas relacionadas a outras áreas, abrindo um importante canal de diálogo entre a unidade local e o Controle Interno da Fiocruz.
“Nosso objetivo principal é apoiar os controles internos institucionais, permitindo que haja a melhoria dos seus processos, em busca da mitigação de riscos em todas as áreas, sejam elas gerencial, estratégico, patrimonial, licitação e contratos, esperamos que nossa conversa tenha sido bastante produtiva e estamos sempre à disposição para colaborar com as nossas unidades da Fiocruz”, destacou Cleber. O vice-diretor Aldemir Maquiné considerou bastante proveitoso o primeiro contato com a UCI, no sentido de discutir e tirar dúvidas sobre temas como licitações, contratos administrativos, controle público, governança, a independência do Controle Interno e gestão de riscos em aquisições.
“A participação foi aberta a todos os interessados, mas importante destacar que tivemos uma participação efetiva dos servidores e colaboradores terceirizados que atuam nessas áreas especificas e a oportunidade de conhecer a UCI, bem como mapa e matriz de riscos nas contratações públicas e governança dos processos, com atribuições e responsabilidades estabelecidas em lei”, salientou Maquiné, que realizou uma apresentação da Fiocruz Amazônia e suas áreas finalísticas (Interação Patógeno-Hospedeiro, Vigilância Epidemiológica e Genômica, Saúde Única, Pesquisa Clínica e Pré-Clínica, Atenção Primária e Populações Vulneráveis).
ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa
Fotos: Júlio Pedrosa