Fiocruz Amazônia realiza Centro de Estudos sobre o tema “Insegurança alimentar entre povos e comunidades tradicionais” nesta sexta-feira, 21/06

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promoverá nesta sexta-feira, 21/06, a partir das 10h, a palestra intitulada “Insegurança alimentar entre povos e comunidades tradicionais”, a ser ministrada pela nutricionista Amanda Forster Lopes, doutora em Ciências e professora do curso de Nutrição da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O evento é uma iniciativa do Laboratório de Situação de Saúde e Gestão do Cuidado de Populações Indígenas e outros Grupos Vulneráveis (Sagespi), da Fiocruz Amazônia.

A palestrante destaca que, no Brasil, a Escala Brasileira de Segurança Alimentar (EBIA) é tida como o principal instrumento para avaliação da insegurança alimentar (IA). O enfoque, porém, é centrado na renda para acesso aos alimentos, não contempla os PCTs, que são grupos culturalmente diferenciados e altamente vulneráveis à insegurança alimentar (IA) enfrentada por povos e comunidades tradicionais (PCTs).

Na palestra, a pesquisadora trará aspectos de uma análise crítico-reflexiva sobre a aplicabilidade da EBIA no contexto das particularidades de PCTs como passo inicial de uma proposta de instrumento adaptado que possa trazer resultados de IA mais fidedignos a fim de subsidiar políticas públicas adequadas para atender as necessidades de saúde desse segmento da sociedade. A palestra ocorrerá em formato on line e pode ser acompanhada pelo link: https://us06web.zoom.us/j/84607021678?pwd=pUgRi0BP7XypvD9Fa3lxmr43zR6tZW.1 (ID 84607021678 e senha de acesso 973067), tendo, como moderadora, a pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz Amazônia Amândia Braga.

SOBRE A PALESTRANTE

Professora do curso de Nutrição da UFAM. Amanda ForsterLopes é membro da equipe de pesquisadores do projeto “Avaliação psicométrica de instrumento de aferição de autonomia culinária: validade dimensional”, financiado por meio da Chamada CNPq/MCTI/FNDCT número 18/2021 – Universal. Coordenadora do projeto “Insegurança Alimentar e Nutricional e as dimensões do ambiente. Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrição e Saúde Coletiva (LANSC) desde 2022, Amanda Lopes é Doutora (2018) e Mestre (2015) em Ciências, área de concentração: Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade (FSP/USP), especialista pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente – Área de Concentração Oncologia Pediátrica (GRAACC/IOP/UNIFESP, 2013) e graduada em Nutrição (UNESP, 2010).

Em sua atuação como pesquisadora, articula nutrição, saúde materno-infantil e saúde coletiva, especificamente nos temas estado nutricional na infância e fatores de risco relacionados, segurança alimentar e nutricional e políticas públicas em alimentação e nutrição.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde. Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa

Imagem: Mackesy Nascimento