Pesquisadores do ILMD são reconhecidos com Medalha Zé do SUS pelas contribuições para a melhoria dos SUS no Amazonas

As contribuições em pesquisas e projetos voltados para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS), no Amazonas, realizados pelos pesquisadores do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Júlio César Schweickardt e Rodrigo Tobias, foram reconhecidas e homenageadas no último dia 26/4, pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM), com a entrega da medalha “Zé do SUS” aos dois cientistas sociais. O evento realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), no bairro Aleixo, zona Centro-Sul, também integrou o encerramento da 5ª Mostra Aqui tem SUS e a 2ª Oficina Imuniza SUS, com a presença de gestores municipais de saúde, pesquisadores, servidores e agentes da área de saúde do Amazonas.

Compondo a mesa de autoridades do evento, a vice-diretora de Pesquisa e Inovação da Fiocruz Amazônia, Michele Rocha El Kadri, parabenizou o Cosems-AM pela iniciativa e destacou o empenho daquelas pessoas que diariamente atuam, de alguma forma, para melhorar o SUS. “Apesar das dificuldades encontradas, é possível fazer a diferença no cotidiano das pessoas, e um evento como este promovido pelo Cosems-AM está de parabéns e mostra o trabalho feito no nosso Estado. Tenho certeza de que os reais vencedores deste prêmio são aquelas pessoas para quem nos dedicamos nos municípios”, comentou.

O presidente do Cosems-AM, Manuel Barbosa, destacou que a premiação busca reconhecer o mérito das pessoas que não medem esforços para a melhoria da saúde pública no Amazonas. “O SUS é o nosso maior patrimônio, e diariamente, todos que aqui estão e que atuam nele, buscam oferecer um bom atendimento, um atendimento mais humanizado, buscam construir políticas públicas de saúde no Amazonas, que engrandeçam o atendimento de quem procura pelos serviços públicos de saúde, e elas merecem ser reconhecidas”, afirmou Manuel.

HOMENAGENS

Doutor em História das Ciências e da Saúde, pesquisador do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (Lahpsa), da Fiocruz Amazonas, e membro da Rede Unida, o pesquisador Júlio César Schweickardt, agradeceu a homenagem e disse ter ficado surpreso com a escolha, por não esperar o reconhecimento. “Estou emocionado com esta homenagem, não esperava por ela. Como servidor público, entendo que tenho a missão de servir, de contribuir para que o Sistema Único de Saúde seja de qualidade, oferecendo um atendimento humanizado a quem o procurar”, salientou.

Pós-Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB), o também pesquisador do Lahpsa, Rodrigo Tobias, foi representado pela discente do laboratório, Mayra Farias, por se encontrar em viagem fora do Estado. Tobias agradeceu a premiação e disse sentir-se lisonjeado e feliz por acreditar que esse tipo de reconhecimento motiva a todos a construírem uma saúde pública mais equitativa e de qualidade. “Ainda mais quando sabemos que a escolha partiu dos titulares das secretarias de Saúde dos municípios do Estado do Amazonas, que vivenciam as necessidades de saúde da população”, comentou.

MEDALHA

A medalha Zé do SUS foi instituída pelo Cosems-AM, como forma de homenagear o servidor público manauense José Rodrigues da Silva, um entusiasta de um sistema público de saúde capaz de atender a população com qualidade. A concessão da medalha também é uma forma de homenagear pessoas que não medem esforços para a melhoria da saúde pública do Estado do Amazonas. José Rodrigues também dá nome a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no bairro Novo Aleixo, na zona Norte de Manaus.

— — —

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Síntia Maciel

Fotos – Eduardo Gomes (ILMD/Fiocruz Amazônia)