INPA recebe a OBSMA no Projeto Trilhas do Conhecimento no Bosque da Ciência

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, participa como convidada, na próxima sexta-feira, 26/04, no Bosque da Ciência, em Manaus, da primeira edição do Projeto Trilhas do Conhecimento, voltado à popularização da ciência e desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). O projeto consiste na realização de excursões pedagógicas com alunos de escolas da rede pública municipal e estadual no espaço onde fica instalado o bosque, promovendo a divulgação científica de forma didática, criativa e divertida, por meio das exposições sobre a biodiversidade. A OBSMA, por sua vez, vai dialogar com os estudantes acerca das questões da sociodiversidade. Ambos os projetos com foco no território amazônico.

A coordenadora da Regional Norte da Olimpíada, Rita Bacuri, considera o evento uma oportunidade ímpar para a divulgação da 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente e para o fortalecimento de ações de parcerias institucionais entre a Fiocruz e o INPA. “Na Amazônia, mais que nunca, precisamos integrar ações e consolidar parcerias”, observou Bacuri.

O coordenador do Trilhas do Conhecimento, Jorge Lobato, explica que o evento marca a retomada do projeto, que contará com seis edições mensais até o final do ano e a parceria da Fiocruz, em todas elas, é um reforço para integrar as ações de sócio e biodiversidade amazônica.

Nesta sexta-feira, 26/04, a excursão pedagógica reunirá 100 alunos das Escolas Municipais Villa Lobos e Anastácio Assunção. “A parceria com a Fiocruz se somará às oficinas educativas realizadas no Bosque, permitindo oportunidades para os alunos das escolas a realizarem investigações, observações e incentivar a prática experimental nas atividades em espaço não formal”, explica.

As atividades acontecem das 8h às 12h, com oficinas educativas e as exposições O Mundo dos Insetos, Invertebrados Terrestres, Malária e Dengue, Vida de Gavião Real, Associação Amigos do Peixe Boi, Projeto Suaçuboia (A Jiboia das Árvores), Tapetão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS e a presença do mascote Oswaldinho.

SOBRE O BOSQUE

O Bosque da Ciência é um espaço dedicado à divulgação científica, educação e lazer, que abriga uma vegetação florestal, animais da fauna Amazônia de vida livre e atrativos para a visitação turística. Possui uma área de aproximadamente 13 hectares, e está localizado no perímetro urbano da cidade de Manaus. O Bosque foi inaugurado em 1º de abril de 1995, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). No Bosque, o visitante vai encontrar um ambiente de tranquilidade e relaxamento, inserido no meio da cidade, onde poderá aprender mais sobre a região amazônica, e vivenciar momentos de contato com a natureza.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa

Foto: Júlio Pedrosa