Fiocruz Amazônia tem pesquisadores aprovados no edital da Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) teve três pesquisadores contemplados pelo edital da Bolsa de Produtividade em Pesquisa, da Chamada nº 09/2023, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. São eles: Stefanie Costa Pinto Lopes, Luiz André Morais Mariúba e James Lee Crainey. A Bolsa Produtividade em Pesquisa é destinada aos pesquisadores que se destaquem entre seus pares, valorizando sua produção científica, segundo critérios normativos, estabelecidos pelo CNPq, e específicos pelos Comitês de Assessoramento.

No total, seis pesquisadores da instituição são agraciados com Bolsa de Produtividade em Pesquisa. Os demais são Marcus Vinicius Guimarães de Lacerda, Maria Luiza Garnelo Pereira e Felipe Arley Costa Pessoa, que apresentaram as suas propostas em janelas diferentes de submissão, mas têm bolsas de produtividade vigentes. James Lee Crainey teve bolsa renovada. A submissão de propostas ocorreu entre 26 de junho e11 de agosto de 2023.

Para estar apto a receber Bolsa de Produtividade em Pesquisa na Categoria 2, o pesquisador precisa ter obtido título de doutor até o ano de 2020. Para estar apto a receber Bolsa de Produtividade em Pesquisa na Categoria 1, deve ter obtido tÍtulo de doutor até o ano de 2015 e não possuir bolsa da modalidade Produtividade em Pesquisa (PQ) ou na modalidade Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) em curso com vigência que ultrapasse o ano de 2024.

INVESTIMENTO

O CNPq concede bolsas para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa científica e tecnológica, em universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos e de formação profissional, tanto no Brasil como no exterior. Além de promover a formação de recursos humanos em áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional, o CNPq aporta recursos financeiros para a implementação de projetos, programas e redes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), diretamente ou em parceria com os Estados da Federação.

O CNPq investe, ainda, em ações de divulgação científica e tecnológica com apoio financeiro à editoração e publicação de periódicos, à promoção de eventos científicos e à participação de estudantes e pesquisadores nos principais congressos e eventos nacionais e internacionais na área de ciência e tecnologia.

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o investimento reflete o compromisso do Governo Federal com pesquisadores, com a ciência brasileira e o futuro do Brasil. As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor total estimado de R$ 291 milhões.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Síntia Maciel

Imagem: Mackesy Nascimento