Manicoré recebe produtos de comunicação do Projeto Amazônia Solidária

O Projeto Amazônia Solidária, desenvolvido pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e a Fiocruz Amazônia, realizou a entrega dos produtos de comunicação resultantes das oficinas de educação e comunicação em saúde, na comunidade de Nossa Senhora de Nazaré do Capananzinho, município de Manicoré, a 332 quilômetros de Manaus. Equipes de Saúde da Familia do município e representantes das comunidades receberam os kits contendo as peças produzidas pelos próprios comunitários, como Bingo e Cartilha da Vacinação, além de outros materiais repassados à Secretaria de Saúde do município, como cartazes, folderes e jogo da memória. A entrega foi feita pelo coordenador do projeto, o pesquisador da Fiocruz Amazônia, Júlio César Schweickardt, que esteve no município para participar de uma oficina de formação para trabalhadores da saúde ribeirinhos.

“Foi emocionante poder realizar essa devolutiva ao município, com um material que servirá como modelo para outras equipes de Saúde da Família e apoiará o trabalho da coordenação local do Programa Nacional de Imunização, com resultados importantes para a cobertura vacinal do município. Foi um momento bem significativo fazer essa devolutiva”, comentou Schweickardt, destacando a importância de poder devolver para a comunidade aquilo que ela produziu. “A oficina de formação reuniu cerca de 85 pessoas com o objetivo de elaborar propostas para o trabalho na saúde ribeirinha de Manicoré e os produtos entregues serviram de referência para pensar em outros peças que possam ser discutidas apostando na criatividade da comunidade”, destacou o pesquisador.

Para a secretária de Saúde de Manicoré, Adriana Moreira, o Projeto Amazônia Solidária conseguiu envolver as comunidades ribeirinhas na construção dos materiais, possibilitando a troca de conhecimentos. “Dessa forma, a população se apropria desse tema tão importante que é a vacinação”, comentou, ressaltando a importância da Fiocruz Amazônia nesse processo. “A Fiocruz Amazônia tem acompanhado a gestão municipal do interior do Amazonas como um todo, ao longo desses anos, permitindo um acúmulo de conhecimento sobre o fazer saúde na Amazônia Brasileira e apoiando os trabalhadores e a gestão municipal da Saúde na superação dos desafios, que não são poucos”, assegurou Adriana.

No último dia 24/01, o Projeto Amazônia Solidária fez a devolutiva à comunidade Nova Jerusalém, no município de Rio Preto da Eva, na Região Metropolitana de Manaus. Lá, o material foi entregue na Unidade Básica de Saúde (UBS) Paulo Alves de Souza, com a presença das crianças que tiveram uma participação efetiva no processo de elaboração das peças. Além de Rio Preto da Eva e Manicoré, já foi realizada entrega na comunidade Nova Canaã, zona rural de Manaus. Ao todo, 17 municípios foram contemplados pelo projeto, desenvolvido com parceria da NPI Expand, SITAWI Finanças para o Bem, Fiotec e Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM) e do Acre (Cosems-AC).

SOBRE OS PARCEIROS 

No Brasil, a USAID, a NPI Expand e a SITAWI Finanças do Bem se uniram para criar uma parceria para apoiar a Resposta à COVID-19 na Amazônia. Entre 2020 e 2021, a primeira fase do projeto do NPI EXPAND Resposta à COVID-19 na Amazônia  distribuiu mais de 23 mil cestas básicas e kits de higiene, capacitou mais de 500 agentes comunitários de saúde, doou mais de 1,4 milhão de máscaras feitas por costureiras locais e divulgou mensagens educativas de prevenção para mais de 875 mil pessoas na região. A Fase está promovendo maior resiliência das comunidades amazônicas através do apoio amplo a vacinação contra a COVID-19, campanhas de informação e combate à fake News, e apoiando os sistemas locais de saúde na região com equipamentos e insumos para detectar, prevenir e controlar a transmissão de Covid-19, bem como realizar o acompanhamento de casos agudos de COVID-19 e tratar as sequelas de síndrome pós-COVID-19.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa