Edital da Capes oferece oportunidade de bolsas para pesquisadores da Fiocruz em instituições moçambicanas

A Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, por meio da Coordenação Geral de Educação (CGE), informa que estarão abertas, até o próximo dia 13/01/2024, as inscrições para a Seleção de Professor Visitante no Exterior: Júnior/Sênior, no âmbito do Projeto COOPBRASS – Cooperação Sul-Sul entre a Fiocruz e Instituições Moçambicanas – Edital 05/2019 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Rede de Pesquisa e Formação em Saúde.

A Chamada Interna tem como finalidade selecionar pesquisadores servidores efetivos e ativos da Fiocruz que sejam credenciados(as) como orientadores(as) dos Programas de Pós-Graduação da Fiocruz, para a realização de atividade nas duas instituições, subdividindo-se nas seguintes categorias: Júnior (com titulação de doutorado obtida há, no máximo, dez anos); e Sênior (com titulação obtida há mais de dez anos). Serão ofertadas duas bolsas, sendo uma para cada categoria, com vigência de quatro meses. O período de atividades nas instituições será de maio a setembro de 2024.

O Projeto COOPBRASS prevê atuação em parceria entre a Fiocruz, o Instituto Nacional de Saúde de Moçambique (INS) e a Universidade Lúrio (UniLúrio) no desenvolvimento de pesquisas e na formação de gestores, pesquisadores e estudantes, em duas áreas estratégicas: 1. Doenças infecciosas, negligenciadas e emergências sanitárias; 2. Fortalecimento dos sistemas públicos de saúde. O projeto pretende contribuir para a consolidação de redes de pesquisa já existentes e para a formação de pessoal qualificado.

A Coordenação Geral de Educação (CGE) será responsável pela organização do processo de seleção, divulgação do resultado, gerenciamento e execução dos recursos, segundo as regras do Projeto. As inscrições tiveram início em 05/12/2023 e se estenderão até 13/01/2024. Mais informações podem ser obtidas no Campus Virtual da Fiocruz (https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/node/75238)

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa