Trabalhos de Mestrado e Doutorado orientados pela Fiocruz Amazônia são premiados na Universidade Federal do Amazonas
A Premiação Melhores Teses e Dissertações 2022, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), realizada no último dia 6/11, escolheu como destaques dois trabalhos desenvolvidos sob orientação do professor doutor Luiz André Morais Mariúba, pesquisador do Laboratório de Diagnóstico e Controle de Doenças Infecciosas na Amazônia (DCDIA), do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia). O prêmio de Melhor Tese foi para a pós-doutoranda Juliane Correia Glória, com o título “Novas Abordagens para o Desenvolvimento de Insumos e Métodos para o Diagnóstico de Malária“, trabalho vencedor também do Prêmio CAPES de Tese 2023. Já a premiação de Melhor Dissertação de Mestrado foi para o doutorando em Biotecnologia Caio Coutinho de Souza, com o título “Análise do Uso do Bacillus Subtilis como Hospedeiro para Expressão de VHH Anti-fosfolipase de Bothrops Jararacussu”.
O evento da premiação acontece anualmente como parte do Programa de Acompanhamento e Avaliação da Pós-Graduação, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFAM, como estímulo ao desenvolvimento científico da pós-graduação. Na oportunidade, foram prestadas homenagens póstumas à professora doutora Selma Suelly Baçal de Oliveira, em agradecimento a sua contribuição para a pesquisa e pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas e anunciados dez novos programas de pós-graduação aprovados pela CAPES – sendo seis de mestrado e quatro doutorados – que passarão a ser oferecidos pela instituição em 2024.
Presente à solenidade de premiação, a diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, ressaltou a importância da parceria entre a Fiocruz e as instituições para o processo de consolidação e fortalecimento dos programas de pós-graduação e a formação acadêmica, enaltecendo o papel de discentes e docentes. “Parabenizamos a todos os trabalhos, em especial ao dos representantes da nossa instituição, num momento importante de reconhecimento do mérito científico e do esforço desenvolvido para a realização das suas pesquisas”, observou Stefanie.
Pesquisador da Fiocruz Amazônia, Luiz André Morais Mariuba é graduado em Ciências Biologicas pela Faculdade São Lucas, mestre em Biologia Experimental pela Universidade Federal de Rondônia e doutor em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente, trabalha com biologia molecular, mais especificamente com a produção de proteínas recombinantes e Imunologia aplicada como tecnologista no ILMD/Fiocruz Amazônia. Possui colaboração com diferentes institutos de pesquisa dentro e fora do Estado/País, nas áreas de desenvolvimentos de OGM e de testes para diagnóstico rápido de doenças infecciosas. Realiza estudos com foco no desenvolvimento de novos veículos vacinais e diagnóstico para malária, e desenvolvimento de anticorpos IgY para tratamento e controle de doenças. Mariuba é colaborador em projetos que buscam desenvolver ferramentas moleculares e metodologia para estudo em nanocristais de celulose, piscicultura, hepatite, entomologia, microbiologia, dentre outros.