Carta da presidente da Fiocruz celebra Dia do Servidor Público

Só é possível promover saúde, ciência e cidadania no país com serviços públicos qualificados e servidores valorizados

O Dia do Servidor Público (28/10) sempre é uma data para ser comemorada com orgulho por todos os trabalhadores dedicados a servir à sociedade. Mas 2021 tem um caráter especial para nós da Fiocruz. Em um ano em que seguimos enfrentando a maior crise sanitária de nossas gerações, tem sido emocionante vivenciar no dia a dia a dedicação, o empenho e a coragem dos nossos servidores, que têm trabalhado incansavelmente, tanto no enfrentamento direto da pandemia de Covid-19, quanto na manutenção das nossas demais ações, também fundamentais para a promoção da saúde da nossa população e para o avanço da ciência.

Neste ano tão difícil, foram as instituições públicas brasileiras que se destacaram com ações efetivas que geraram impacto, reduzindo as taxas de transmissão do vírus e as internações e mortes. Fruto da resposta dada a um problema tão grave, tem sido muito bom observar o reconhecimento da sociedade, expresso desde as manifestações de pacientes e familiares que tiveram suas vidas salvas no nosso Centro Hospitalar Covid-19 INI/Fiocruz até o reconhecimento público feito com as premiações e honrarias recebidas, como o Prêmio Faz a Diferença, promovido pelo jornal O Globo, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), concedido à Fiocruz e ao Instituto Butantan.

Tudo isso só tem sido possível graças ao que há de mais valioso na nossa instituição: os nossos trabalhadores.

Por isso, além de celebrarmos este dia dedicado a homenagear os servidores públicos, é importante também o transformá-lo numa data de reflexão e de alerta à sociedade brasileira. O alerta de que não se promove saúde, ciência e cidadania sem serviço público qualificado e sem servidores públicos respeitados, reconhecidos e valorizados. Os servidores públicos não são responsáveis pela crise pela qual passa o país. Antes disso, são parte fundamental da sua superação. Nossa missão na Fiocruz é trabalhar em defesa da vida, pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde e por uma sociedade mais justa, equânime e democrática.

Só com a união e a ação coletiva podemos construir caminhos para superar este momento tão difícil da história do nosso país e do mundo. Como nos ensinou o grande poeta Carlos Drummond de Andrade, sigamos neste mundo de mãos dadas – e eu diria, não de forma ingênua, mas conscientes do nosso papel e da nossa força.

Nísia Trindade Lima
Presidente da Fiocruz”

Fonte: Fiocruz