Fiocruz Amazônia apresenta novos membros do Conselho Deliberativo

Foram apresentados nesta quinta-feira 27/10, os novos membros do Conselho Deliberativo (CD) do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia), durante reunião extraordinária do Conselho. A diretora da Fiocruz Amazônia, Adele Schwartz Benzaken, apresentou os titulares e suplentes, representantes das áreas de Pesquisa, Ensino e Gestão da Fiocruz Amazônia, eleitos para o biênio 2021-2023.

“Esse mecanismo de criação do CD em todas as unidades da Fiocruz, tem como objetivo maior, um processo democrático nas decisões a serem tomadas pela direção dessas Unidades, e aqui não é diferente. Toda a nossa trajetória sempre visou uma gestão participativa. O CD formaliza essa gestão participativa, com representação de todos os setores, de todas as áreas do ILMD”, explicou Adele Schwartz Benzaken.

A eleição ocorreu no dia 21/10, e a apuração foi feita em seguida pela Comissão Eleitoral. A Comissão foi instituída e homologada pelo Conselho Deliberativo do ILMD/ Fiocruz Amazônia, para organizar e coordenar os trabalhos relativos às eleições.

Foram eleitos na área da Gestão: Helena Maria Guedes Coutinho (Titular) e Williams Cavalcante de Oliveira (Suplente). Na área do ensino, Eduardo Lima Garcia (Titular) e Ycaro Verçosa dos Santos (Suplente). Como representantes da Pesquisa, foram eleitos: Amandia Braga Lima Sousa (Titular) e Kátia Maria Lima de Menezes (Suplente); Cláudia Ríos Velasquez (Titular) e Ani Beatriz Jackisch Matsuura (Suplente); Ormezinda Celeste C. Fernandes (Titular) e Luiz André Moraes Mariuba (Suplente); Flor Espinosa Martinez Espinosa (Titular) e James Lee Crainey (Suplente).

Os membros da ASFOC- AM não são eleitos, mas tem representatividade no CD-ILMD, são eles: Carlos Alberto Vieira Duarte (TITULAR) e Carlos Fabricio Marques da Silva (SUPLENTE). Na oportunidade, Adele Benzaken agradeceu a contribuição e trabalho desenvolvido pelos membros do CD (biênio 2020-2021).

Para a pesquisadora, Amandia Braga Lima Sousa, empossada como membro do novo CD, é de suma importância a valorização do conselho. “É importante valorizar esses espaços de discussão, que a gente consegue encontrar caminhos em conjunto. É muito importante que todos se envolvam, preservando sem esse ideal da Fiocruz, nos colocando a serviço da sociedade”, destacou.

CONSELHO DELIBERATIVO

Ao Conselho Deliberativo compete deliberar sobre a proposta orçamentária anual definida pelo Plano Quadrienal e sobre o Plano Físico-Orçamentário Anual do ILMD; a política de desenvolvimento institucional e a política de gestão do trabalho da Unidade, assim como acompanhar e analisar as suas execuções; deliberar sobre a criação ou extinção de Núcleos, Grupos de Trabalho, Setores, Cursos, Programas de Pesquisa e Ensino, bem como aprovar os regulamentos e as normas de funcionamento e organização que constam deste Regimento; pronunciar-se sobre a celebração de convênios, contratos, acordos e ajustes com entidades públicas, privadas, filantrópicas, nacionais, internacionais e estrangeiras.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Fotos: Eduardo Gomes