Fiocruz Amazônia lamenta a morte do pesquisador Antonio Ivo de Carvalho

A direção do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) une-se a toda comunidade Fiocruz e lamenta profundamente   a morte  do médico e pesquisador  Antonio Ivo de Carvalho, coordenador do Centro de Estudos Estratégicos da Fundação Oswaldo Cruz.

Antonio Ivo de Carvalho foi diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) por nove anos, entre 2004 a 2013, e coordenador do Centro de Estudos Estratégicos (CEE) no período de 2014 a abril de 2021. Referência no campo da saúde pública no país, também era exemplo no trato pessoal e profissional. Generoso, sempre disposto ao diálogo e ao debate de ideias, teve como sua marca a inovação nas práticas de gestão. O velório de Antônio Ivo de Carvalho será realizado hoje  (11/6), a partir de 12h, na Capela Premium A do Crematório São Francisco Xavier, no Caju. A cremação ocorrerá às 14h.

Militante e protagonista na história de construção do Sistema Único de Saúde e do movimento da Reforma Sanitária, Antonio Ivo se formou em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1974; fez especialização em Saúde Pública na Ensp e residência em doenças infecciosas e parasitárias (SES-RJ) no ano seguinte. Mestre em Ciências, também pela Escola Nacional de Saúde Pública, defendeu em 1994 a dissertação Conselhos de Saúde no Brasil.

Antonio Ivo foi chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro durante a gestão de Sergio Arouca (1987) e subsecretário durante a gestão de José Carvalho de Noronha (1988 a 1990). Foi vice-presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e integrante do Conselho Consultivo da entidade. Um marco institucional de seu trabalho na Fiocruz foi a criação do Programa de Educação a Distância da Ensp, que coordenou de 1998 a 2004 e deu início aos primeiros cursos a distância do projeto Escola de Governo em Saúde.

Outra inovação quando esteve à frente da Ensp foi a iniciativa Teias-Escola Manguinhos, fruto de uma cooperação inovadora tripartite entre o governo federal, por intermédio da Ensp/Fiocruz, e os governos estadual e municipal do Rio de Janeiro. Professor e pesquisador da Escola, integrou o Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps) e foi docente em diversos de seus cursos, como os de especialização, mestrado e doutorado em Saúde Pública.

Antonio Ivo concebeu e coordenou, a partir de 2014, o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz, vinculado à Presidência e voltado à discussão sobre a construção de políticas de saúde justas e sustentáveis. Pautou as ações do CEE por sua visão ampla a respeito dos aspectos que concorrem para a garantia do direito à saúde e da equidade. Foram promovidos debates, produção acadêmica e incentivo a grupos de pesquisa para o aprofundamento de temas tão diversos quanto o futuro da proteção social, estudos prospectivos sobre novas tecnologias de tratamento e diagnóstico na saúde, gestão e relações federativas.

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias