Centro de Estudos desta semana vai abordar parasitos do gênero Leishmania

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) vai apresentar na próxima sexta-feira, 18/6, às 10h (horário Manaus), a palestra “Quantitative proteomics of Leishmania and its interaction with the vertebrate host”, a ser ministrada pela pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Patricia Cuervo Escobar.

 A palestra será transmitida pela Plataforma Zoom, por meio do link https://zoom.us/j/92054710904. ID da reunião: 920 5471 0904

Durante o evento virtual serão abordados alguns estudos sobre parasitos do gênero Leishmania e diferentes aspectos da sua interação com os hospedeiros, incluindo-se a descrição dos proteomas de espécies de L. Viannia, do secretoma de L. braziliensis e seu efeito imunomodulador, uma visão proteômica da resistência desses parasitos ao NO, e uma breve apresentação do modelo de desnutrição e infecção com L. infantum, que mostra os impactos deletérios dessa interação.

SOBRE A PALESTRANTE

Patricia Cuervo Escobar é microbiologista pela Universidade de Los Andes (Bogotá, Colômbia). Mestre e doutora em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente, é chefa-substituta do Laboratório de Pesquisa em Leishmanioses do IOC-Fiocruz. Na linha de pesquisa que coordena, estuda, mediante análises bioquímicas e moleculares, os parasitos do gênero Leishmania e outros protozoários parasitos, investigando a interação parasito-hospedeiro, bem como os fatores envolvidos na modulação da resposta imune e fatores de risco para o desenvolvimento da leishmaniose visceral, como a desnutrição. Publicou 45 artigos científicos nessas áreas, os quais receberam mais de 650 citações na literatura (índice H 15 – Web of Science). (Fonte: Plataforma Lattes).

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Imagem: Mackesy Nascimento