Fiocruz Amazônia, Secretaria de Saúde e FVS-AM reúnem-se para alinhar ações conjuntas

Com o objetivo de discutir tratativas para acordo de cooperação institucional, a  direção do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) recebeu nesta terça-feira, 10/11, o secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo e o diretor-técnico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Cristiano Fernandes.

Além do diretor do ILMD/Fiocruz Amazônia, Sérgio Luz, estiveram presentes os vice-diretores de Ensino, Informação e Comunicação, Rosana Parente, de Pesquisa e Inovação, Felipe Naveca, e de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Fábio Cabral.

No encontro foram tratados os seguintes temas: capacitação da força de trabalho da área da saúde do interior, sala situacional na fronteira, educação permanente dos profissionais que compõem as equipes multiprofissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF), e apoio diagnóstico para o enfrentamento da Covid-19, no Amazonas.

Para Sérgio Luz, a reunião e todos os temas tratados foram positivos e confirmam o alinhamento do ILMD/Fiocruz Amazônia com a política de Estado da Saúde, especialmente com a iniciativa institucional de oferecer os cursos de formação não só na capital, mas também em levar essas oportunidades de qualificação para todo o interior do Amazonas.

“Esse alinhamento está muito claro para nós e, a partir deste encontro, temos desdobramentos e vamos desenvolver oficinas de trabalho com a participação de técnicos da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES), FVS-AM e ILMD/Fiocruz Amazônia, para entender as demandas da saúde e juntos planejarmos ações institucionais integradas”, comentou o diretor.

O secretário Marcellus Campêlo falou do esforço que está sendo feito pela SES de aproximação com as fundações de saúde, com o objetivo de contribuir e apoiar o trabalho dessas instituições no Amazonas, bem como participar de iniciativas integradas.

“O trabalho da vigilância, da pesquisa e do ensino para a saúde é vital, porque encontramos servidores com mestrado, com doutorado e que foram formados por essas iniciativas, mas não têm reconhecimento e nem apoio da SES. Queremos estar mais junto dessas instituições, verificar onde podemos atuar de imediato e ver o que podemos fazer pra frente”, disse Campêlo ao lembrar também do Programa Saúde Amazonas lançado recentemente pela Secretaria e que tem a vigilância em saúde, entre suas grandes ações.

Ao final do encontro, o secretário e o diretor técnico foram conhecer os novos laboratórios do ILMD/Fiocruz Amazônia.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Foto: Marlúcia Seixas